Uma das formas de proteger nossas articulações contra lesões é fortalecendo a musculatura ao seu redor. As atividades físicas muitas vezes contribuem também para a combater as dores relacionadas a artrite, artrose e reumatismo, mas nesses casos devem ser prescritos por médicos e especialistas.
Seguem algumas sugestões de exercícios para o joelho, que é considerado uma das articulações mais solicitadas e complexas do corpo humano, por reunir o fêmur, a tíbia, a fíbula e a patela. Esses exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, sem o auxílio de equipamentos.
Agachamento: com os pés abertos na largura dos ombros, desça lentamente com os braços esticados à frente, até que seus joelhos façam um ângulo de 90 graus. Retorno à posição inicial e repita o movimento. Mantenha em todo o processo o abdomen contraído e as costas retas.
Avanço: de pé, com os pés ligeiramente afastados, dê um passo à frente a uma distância tal que o joelho avançado forme um angulo de 90 graus. A perna de trás deverá ficar com a canela paralela ao chão, com seu joelho formando também um angulo próximo a 90 graus. Volte à posição inicial e repita o movimento avançando agora a outra perna. Procure manter em todo o processo o abdomen contraído e as costas retas.
Flexão de pernas: de pé, com as mãos apoiadas em alguma superfície, eleve vagarosamente um dos pés até que encoste nos glúteos. Retorne a posição inicial e repita o movimento com a outra perna.
Elevação de pernas: sentado, com ambos pés no chão, levante vagarosamente um dos pés esticando a perna à frente. Retorne à posição inicial e repita o movimento com a outra perna.
Extensão da perna em 3 apoios: partindo da posição em 4 apoios no chão (apoiado sobre os antebraços e joelhos), eleve um dos pés para cima fazendo um movimento similar ao de “empurrar o teto para cima”, até que a coxa esteja paralela ao chão. Retorne à posição inicial e repita o movimento com a outra perna.