Quem sofre de insônia sabe quão é o sentimento de precisar ou querer dormir, e não conseguir. Pior do que isso é encarar o dia seguinte de uma noite mal dormida: corpo com sensação de cansaço e mal-estar, dor de cabeça, pensamento mais devagar, ausência de reflexos e, principalmente, o desejo de dormir o tempo todo. Mas com algumas dicas é possível ter uma boa noite de sono:
Inicie um processo de relaxamento antes de deitar, como banho, leitura, ambiente a meia luz.
- Evite exercícios físicos e a ingestão de bebidas termogênicas poucas horas antes de dormir (como café ou bebidas alcoólicas).
- Evite alimentos pesados e de difícil digestão, a energia do corpo deve estar totalmente voltada para o sono.
- Durma num ambiente arejado e com roupas confortáveis. O corpo cai no sono quando a temperatura corporal diminui.
- Mantenha o ambiente bem escuro, o que auxilia a produção da melatonina, hormônio importante para a regulação do sono e do organismo.
- Fique longe do celular, da televisão e de outros estímulos eletrônicos, já que a luz e seus atrativos desviam a atenção e ajudam a despertar.
- Tenha uma rotina de horários, assim é mais fácil para o corpo entender e se acostumar com a hora que é para descansar.
- Perceber se o colchão e travesseiro estão adequados e assim evitar dores e problemas posturais.
- Evite cochilar durante o dia. Apesar de tentador, aquela soneca durante o dia pode prejudicar o sono da noite e até mesmo provocar uma inversão de horários difícil de ser recuperada.
- Quando se deitar, evite pensar nos problemas, nas obrigações ou em tarefas do dia seguinte (inclusive se você tem o hábito de consultar a geladeira à noite). A hora de dormir é a hora de se desligar de tudo o que causa preocupação e ansiedade.