Você quer saber quais são as funções e importância do zinco para o organismo? Precisa descobrir qual a dose ideal do mineral para garantihttps://vitergan.com.br/blog/melhor-horario-para-tomar-zinco/r mais saúde e qualidade de vida para você e sua família?
Então, confira, a seguir, todos os benefícios que o mineral oferece ao corpo, o que são as doses terapêuticas dele, como elas são definidas, qual é a dosagem de zinco recomendada para cada tipo de pessoa e como fazer a ingestão dela de forma segura.
O que é zinco?
O zinco é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo. Encontrado em diversos alimentos e suplementos, ele precisa ser ingerido para ser absorvido e utilizado pelo corpo humano em diversas atividades.
Qual é a sua importância para o organismo?
O zinco oferece diversas funções para o organismo. O mineral é essencial em cerca de 300 reações bioquímicas, além de ser considerado um importante componente para aproximadamente 2.000 proteínas. Também exerce um papel relevante na saúde do cérebro, podendo chegar a níveis dez vezes maiores nesse órgão do que no sangue.
Dentre os principais benefícios que o zinco oferece ao corpo, é possível listar:
- poder antioxidante que previne o envelhecimento precoce das células;
- combate a gripes e resfriados;
- redução do surgimento de espinhas na pele;
- manutenção da saúde cerebral e melhora da memória;
- diminuição do risco do acometimento da depressão;
- auxilio na diminuição dos sintomas do TDAH/DDA (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade);
- recuperação de LCT (Lesões Cerebrais Traumáticas);
- cicatrização de feridas;
- prevenção da diabetes mellitus;
- prevenção de queimaduras do sol;
- prevenção de diarreia;
- otimização da síntese de proteínas, do sistema imunológico e saúde do DNA;
- auxílio na reprodução apropriada das células;
- aumento da disposição.
Caso uma pessoa venha a apresentar deficiência do zinco, isso é, níveis abaixo do recomendado, haverá alguns desencadeamentos de problemas no sangue, na pele, na visão, na saúde mental, artrite, doenças urológicas e aumento do risco de infecções.
Conforme a idade avança, a absorção de minerais essenciais, como o zinco, pode sofrer prejuízos. Outros fatores que interferem na diminuição da taxa desse mineral são uma dieta não balanceada e pobre em zinco ou o consumo rotineiro de álcool.
Além disso, alguns medicamentos podem prejudicar a absorção do zinco e aumentar sua eliminação. São eles diuréticos, antiácidos, inibidores da enzima conversora de angiotensina, antibióticos e pílulas anticoncepcionais.
Para manter os níveis recomendados e não sofrer com os problemas que a sua deficiência pode causar, é preciso ingerir alimentos ricos em zinco diariamente. Uma alternativa é a suplementação do mineral, principalmente, nos casos dos idosos, dos atletas ou de pessoas com problemas de absorção de nutrientes.
O que são as doses terapêuticas do zinco?
Antes de falar sobre a dose terapêutica do zinco, é preciso trazer a definição de dosagem e dosagem terapêutica de forma geral. Dosagem pode ser definida como a quantificação por meio do peso de ingredientes que compõem uma fórmula.
Nesse sentido, por sua vez, a dosagem terapêutica é usada para quantificar os componentes dos medicamentos de forma moderada, com o objetivo de prevenir ou aliviar sintomas. Ela pode ser utilizada de maneira contínua, desde que seja receitada e seu uso acompanhado por um médico ou nutricionista para que a sua saúde seja priorizada e preservada.
A dosagem terapêutica é aplicada, principalmente, na medicina alopática e para quantificar compostos naturais. Geralmente, eles devem ser ingeridos com moderação e de forma contínua.
Ela é indicada, também, para quem precisa se adaptar com um medicamento ou para quem quer acompanhar os efeitos, monitorando os sintomas durante seu uso. O acompanhamento permite identificar a ocorrência de disfunções orgânicas ou de diminuição da sua eficácia.
Dessa forma, a dosagem de zinco é uma quantidade ideal diária que deve ser ingerida continuamente para garantir o consumo mínimo recomendado do mineral que suprirá a necessidade básica do organismo para seu perfeito funcionamento. É necessário tomar as doses de forma regular, de acordo com a prescrição, para que o mineral seja lançado na quantidade ideal na corrente sanguínea e absorvido pelo corpo.
Como a dosagem de zinco é definida?
Diversos profissionais da saúde estudam e realizam pesquisas para entender a relação da quantidade de zinco e seus efeitos nos seres humanos. Com base nessas informações e dados, a OMS (Organização Mundial da Saúde) também estabeleceu o consumo mínimo recomendado de zinco, que varia de acordo com o sexo e a idade, e que devem ser considerados também para definir a dosagem terapêutica do mineral para cada pessoa.
Segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), para mulheres adultas, a quantidade ideal é de 7 mg diários, e para os homens, de 9 mg por dia. Já no caso dos idosos, por exemplo, a quantidade sobe para 8 mg, para as mulheres, e 11 mg, para os homens.
No Brasil, o número fica abaixo do ideal, pois a população apresenta um consumo moderado de zinco, ficando atrás de países como Chile, Venezuela e Uruguai As crianças também têm uma variação conforme a faixa etária, sendo:
- 0 a 4 meses: 1,5 mg/dia;
- 4 a 12 meses: 2,5 mg/dia;
- 1 a 4 anos: 3 mg/dia;
- 4 a 7 anos: 4 mg/dia;
- 7 a 10 anos: 6 mg/dia;
- 10 a 13 anos: 9 mg/dia (meninos) e 8 mg/dia (meninas);
- 13 a 15 anos: 12 mg/dia (meninos) e 10 mg/dia (meninas);
- 15 a 19 anos: 14 mg/dia (meninos) e 11 mg/dia (meninas).
Na gravidez e lactação, também existe uma dosagem ideal mínima de zinco para as mulheres ingerirem. No primeiro trimestre, o recomendado é de 9 mg/dia. Já no segundo e terceiro trimestres, a dose é de 11 mg/dia, e no período de lactação, é de 13 mg/dia.
Como saber qual a dosagem recomendada para você?
Para definir a dose terapêutica de zinco ideal para cada paciente, é preciso consultar um profissional da área da saúde. Ele deve fazer uma avaliação completa, identificando gênero, idade, peso e condições físicas por meio de exames clínicos e de sangue. Além disso, a dosagem mínima que deve ser consumida por dia, recomendada pela OMS, deve ser respeitada e nortear a recomendação médica.
Vale ressaltar que a automedicação é perigosa e pode causar sérios problemas, como a intoxicação. Além disso, mesmo que o zinco seja primordial para o organismo, ingeri-lo em excesso, isso é, mais de 50 mg diários durante várias semanas, pode fazer mal à saúde. Nesse caso, diminui a dose do cobre, outro mineral importante para a manutenção do bom funcionamento do corpo, por exemplo.
Alguns efeitos causados pelo excesso de zinco e falta de cobre no organismo são sonolência, letargia, diarreia, enjoo e vômitos. Por isso, antes de iniciar a suplementação de zinco, é preciso consultar um médico para saber a sua real necessidade e a dose indicada.
Como fazer a uso de doses terapêuticas de zinco?
Manter uma alimentação balanceada e inserir alimentos ricos em zinco é essencial para consumir doses terapêuticas do mineral. Alguns alimentos que não podem ficar de fora da dieta são frutos do mar, como lagosta, caranguejo, ostra e camarões, carne vermelha, frango, grãos como feijões, grão-de-bico, lentilha, soja, semente de abóbora, noz pecã, castanha-do-Pará, amendoim, nozes, amêndoas, cacau e iogurte.
Outra forma é consumir suplementos minerais que podem ajudar a complementar a quantidade diária ideal de zinco, com dosagem terapêutica, calculada com precisão e testada de forma controlada para proporcionar todos os benefícios do mineral.
Algumas opções de suplementos que podem garantir a dosagem de zinco ideal são o Vitergan Zinco, que apresenta 15mg do mineral, e o Vitergan Zinco Pl, com 30mg de zinco. Fabricados pela Marjan Farma, que está no mercado brasileiro de fármacos desde 1961, eles apresentam fórmulas antioxidantes.
São compostas por vitaminas e minerais em doses terapêuticas, que agem contra radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Assim, garantem o bom funcionamento do organismo.
Ambos são recomendados para pessoas acima de 14 anos que sofrem com a deficiência em nutrientes e precisam repor minerais e vitaminas para combater a ação oxidante dos radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.
Porém, suas fórmulas se diferem na dose de micronutrientes que apresentam. O Vitergan Zinco PL tem o dobro de Vitamina A, cobre, selênio e zinco, seis vezes mais Vitamina E e dez vezes mais Vitamina C que Vitergan Zinco. Sendo assim, é mais indicado para atletas, idosos ou pessoas com doenças que prejudicam a absorção de nutrientes e precisam de uma suplementação mais pesada para repor a falta de vitaminas e minerais.
Para que seus efeitos sejam eficazes, os suplementos devem ser ingeridos de forma oral, com água, uma ou duas vezes por dia, entre as refeições. Seu uso precisa ser constante, respeitando o período estabelecido pelo profissional da saúde que o prescreveu.
Se você leu até aqui, descobriu o que é o zinco, qual a sua importância para a manutenção da saúde e bem-estar, o que é a dosagem de zinco ideal, como ela pode ser definida e calculada. Mais do que isso, sabe quais as formas melhores e mais seguras de fazer a sua ingestão.
Quer garantir a dosagem de zinco diária ideal para você e sua família? Confira os suplementos polivitaminicos e poliminerais da Marjan Farma!