O rejuvenescimento, ou o entardecimento da velhice, é buscado por muitos em todo o mundo. Exemplos de coisas que as pessoas fazem, são consumir grandes quantidades de vitamina C ou tomar as bebidas chamadas detox, para reduzir os radicais livres no organismo. Porém, uma das coisas que mantém o aspecto e as qualidades do nosso corpo por mais tempo é o consumo do colágeno.
O colágeno é praticamente um terço de toda a proteína presente no corpo humano. Ele proporciona a sustentação e a elasticidade não só à pele, mas também à ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. O colágeno é produzido pelo organismo desde o nascimento, mas ao passar do tempo a quantidade em que isso é feito é reduzida.
O envelhecimento da pele pode ser caracterizado pelo aparecimento de rugas. Com o tempo, o tecido fica menos elástico e mais frágil. O mesmo acontece com a musculatura, ossos, ligamentos e tendões. O consumo do colágeno ajuda a manter as características originais desses tecidos.
O colágeno pode ser obtido através da alimentação do dia-a-dia, principalmente com a ingestão de carnes vermelhas e brancas, queijo, ovo e gelatina. A suplementação também é uma alternativa para garantir seus efeitos no organismo.
A vitamina C ajuda também na síntese e absorção do colágeno, sendo indicado que exista nas refeições a presença de alimentos ricos nessa vitamina, como suco de laranja, morango, limão ou abacaxi.