Você já ouviu falar que dormir bem emagrece? Desconfiou da informação? Pois saiba que ela é verdadeira. As pessoas que conseguem dormir bem e pelo tempo recomendado podem ter uma maior perda de gordura. Existem alguns estudos que comprovam essa relação.
Entre eles, está o publicado no JAMA Internal Medicine, estudo em específico foi desenvolvido para entender os fatores que contribuem para a obesidade. Afinal, muitas pessoas se exercitam, ingerem menos calorias do que outras e, ainda assim, têm dificuldade para perder peso.
Quer conhecer mais informações sobre a relação entre dormir e emagrecer? Continue a leitura e fique por dentro!
Qual é a relação entre sono e emagrecimento?
Como visto, dormir bem auxilia a emagrecer. Mas atenção! Não basta dormir de qualquer jeito e a qualquer momento do dia. É preciso manter bons hábitos, e isso é possível ao conhecer a relação entre sono e emagrecimento. Acompanhe!
Ajuda no controle de problemas emocionais
Você já reparou que quando dormimos bem temos mais disposição e bom humor no dia seguinte? O mesmo não tende a ocorrer quando a noite de sono foi agitada. A explicação é que o sono contribui para o descanso do corpo e da mente, o que também eleva a produção de hormônios do bem-estar.
É o caso da serotonina, endorfina e ocitocina. A estimulação dessas substâncias afasta a abundância de outras associadas a problemas emocionais, como o cortisol. Em noites mal dormidas, a tendência é de que o cortisol se eleve, o que deixa o corpo em alerta.
Assim, o organismo economiza energia armazenada para garantir que ele possa se manter ativo. Como consequência, o indivíduo passa a ter mais propensão ao sobrepeso. Ainda, os problemas emocionais ocasionados especialmente pela má qualidade do sono, podem levar à compulsão alimentar.
Afaste o hábito de comer de madrugada
Existe outra explicação para a relação entre dormir e emagrecer. Isto é, ao dormir no horário recomendado, você evita ‘’assaltos à geladeira de madrugada’’. Por mais que esse momento pareça inocente, pode trazer muitas consequências para a saúde e contribuir para o sobrepeso.
Afinal, o nosso organismo funciona em horários específicos que precisam ser respeitados. Assim, de madrugada o corpo já começa a relaxar para ajudar no adormecimento. Isso significa que, entre outras mudanças, a digestão se torna mais lenta.
Então, acordar no meio da madrugada para fazer qualquer lanche, mesmo uma frutinha, engorda mais do que qualquer outra refeição. O motivo é que o seu estômago e intestino têm as funções limitadas e podem não funcionar adequadamente.
Diminui os níveis de grelina e aumenta a leptina
A grelina é conhecida como o hormônio da fome, pois estimula esse sentimento no indivíduo. Enquanto isso, a leptina é um hormônio associado à saciedade.
O estudo citado no início deste artigo mostra que dormir bem pode diminuir os níveis de grelina e aumentar a leptina. Por outro lado, a privação do sono tem efeito contrário. Ou seja, não dormir adequadamente contribui para a maior ingestão de calorias, que pode ser principalmente direcionada a doces e carboidratos.
Estimula a produção de GH
O GH é o hormônio do crescimento, que, entre outras funções, estimula o metabolismo. Logo, é possível acelerar a queima de gordura. Essa substância é produzida à noite, especialmente na fase de sono profundo. Assim, dormir é útil para auxiliar indiretamente no emagrecimento a partir da produção de GH.
No entanto, não basta dormir para conseguir isso. É importante chegar na última fase do sono, em que ele se encontra mais profundo. Muitas pessoas dormem por horas insuficientes ou acordam algumas vezes durante o sono. Isso dificulta a chegada na chamada quarta fase do sono, fase onde ocorre a produção do GH.
Como dormir melhor?
Ao longo da leitura você percebeu que dormir ajuda a emagrecer quando o sono é regulado e segue os horários biológicos. Afinal, uma das funções do organismo durante o momento de sono é auxiliar na queima de gordura.
Então, dormir bem contribui direta ou indiretamente para o emagrecimento. Acompanhe a seguir algumas dicas para aprender como dormir bem!
Faça refeições leves no jantar
Conforme mencionado, à noite a digestão do organismo passa a ser mais lenta, assim como outras funções do corpo. Então, se pelo menos 2 horas antes de dormir você consumir refeições pesadas, será necessário mais esforço na digestão.
Como consequência, podem surgir desconfortos estomacais, como gases, azia, cólica etc. Naturalmente, isso atrapalha o sono. Por isso, se você sofre com insônia, coloque essa recomendação em prática e observe os resultados.
Tome banho 90 minutos antes de dormir
Tomar banho antes de dormir, especialmente com água quente, ajuda a aliviar tensões e cansaços. Logo, o corpo pode relaxar e cair no sono mais facilmente, o que também é útil para reduzir a ansiedade e o estresse.
Contudo, é importante que você faça isso no mínimo 90 minutos antes de dormir. Esse é o intervalo de tempo necessário para que o seu corpo esfrie e adormeça gradativamente.
Programe um tempo para relaxar
Pode ser mais difícil dormir se, você estava no trabalho, por exemplo. Isso porque a mente fica agitada e tende a pensar nas demandas profissionais por um bom tempo antes de adormecer. A situação pode piorar se você passar a mexer no seu celular antes da hora de dormir.
Afinal, a luz e os conteúdos visualizados no aparelho podem dificultar o relaxamento. Logo, é recomendado programar um tempo para relaxar por pelo menos 30 minutos. Isso pode ocorrer por meio de leituras, meditação, oração, entre outras atividades. O importante é desacelerar os pensamentos e relaxar a mente, além de fazer algo que realmente traga prazer.
Então, conseguiu entender por que muitas pessoas dizem que dormir emagrece? A relação tem sentido, já que a qualidade do sono ajuda direta ou indiretamente no emagrecimento. Do mesmo modo, dormir mal pode engordar, além de também trazer outros prejuízos à sua saúde.
Quer continuar por dentro de outros conteúdos relevantes sobre saúde e qualidade de vida? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba as atualizações por e-mail para que você não perca mais nada!