É isso mesmo! Além de ser muito mais agradável dormir nos dias frios, utilizar cobertores pesados pode ser uma solução para a insônia, estresse e ansiedade. Isso explica o fato de muitas pessoas terem dificuldades para dormir se não tiverem sentindo “um peso” em cima do corpo, mesmo que esteja muito quente.
Uma forma de terapia que se vale da “profunda estimulação táctil, pressão (ou DPTS)” explica bem o que acontece. Essa terapia se compara ao recebimento de uma massagem e a pressão exercida sobre o corpo tem vantagens físicas e psicológicas. Terapeutas ocupacionais têm observado, que um toque muito leve alerta o sistema nervoso, mas a pressão profunda é relaxante e calmante.
Tradicionalmente, cobertores pesados são usados como parte da terapia ocupacional para crianças vítimas de distúrbios sensoriais, ansiedade, estresse ou problemas relacionados ao autismo.
E a resposta é simples: sentir esse “peso” ao dormir é como um abraço caloroso, traz segurança e conforto. A pressão também ajuda a relaxar o sistema nervoso. É uma terapia totalmente segura e eficaz para o sono e relaxamento, e o melhor, sem uso de medicamentos. Psiquiatria, traumatologia, geriatria, são unidades hospitalares que já usam essa técnica para acalmar a ansiedade do paciente, e promover um sono profundo.