Sentir dor pós-treino costuma ser uma das justificativas para as pessoas não gostarem de exercícios físicos. Afinal, ninguém quer pagar uma academia e voluntariamente causar incômodos no corpo, certo? Mas calma! Esse aparente problema é o que leva o músculo a crescer e ficar mais forte.
Além disso, com a prática regular das atividades físicas, as dores tendem a ser amenizadas. Que passam depois de aproximadamente 48h ou 72h. Se após esse período o incomodo físico persistir, é possível que você tenha pegado pesado demais no treino, o que não é recomendado.
Quer saber mais sobre a dor pós-treino e em quais condições ela é normal ou não? Continue a leitura e fique por dentro!
Sentir dores no pós-treino é normal?
A dor pós-treino é normal e comum, já que os músculos do seu corpo foram estimulados e movimentados. Assim, os movimentos executados causam microlesões necessárias para o crescimento e o fortalecimento dos músculos.
Em outras palavras, só é possível fortalecer os músculos devido às dores ocasionadas. A explicação é que o processo de regeneração das fibras musculares leva ao aumento da região. Cientificamente, essa dor é nomeada mialgia, causada pelo acúmulo de ácido lático nos músculos, produzido na prática de atividades físicas.
Gradativamente, o corpo cria resistência e pode não sentir mais dores na prática de exercícios físicos. Nesse momento, é importante elevar a intensidade do treino e trazer mais cargas. Assim, o músculo não se acostuma e pode continuar em crescimento. Ou seja, é preciso sair da zona de conforto!
Além disso, a dor pós-treino pode surgir quando o indivíduo passa um período sem movimentar o corpo. Então, mesmo que o treino retorne com a mesma intensidade, o corpo perdeu um pouco do costume e pode sentir mais dores. O nível do desconforto varia conforme o período passado sem se exercitar.
Quais tipos de dores normalmente podem ocorrer?
Você já entendeu que sentir um pouco de dor pós-treino é normal, desde que elas durem de 24 a 72 horas. Nesse período, os incômodos costumam envolver:
- incapacidade de gerar força máxima — a força do indivíduo é reduzida;
- rigidez muscular — caracterizada pela dificuldade nas movimentações do corpo, como ao levantar da cadeira, subir escada etc.;
- sensibilidade ao toque — tocar ou movimentar o músculo pode causar leves dores;
- diminuição da amplitude do movimento — caracterizada pela rigidez muscular, dificuldade de movimentação etc.
Quando é recomendado procurar ajuda especializada?
Como visto, a dor pós-treino pode ser normal. No entanto, alguns casos exigem procura de ajuda especializada, como quando ela dura mais do que 72 horas e persiste depois de sete dias. Além disso, outros sinais de que a lesão se tornou ‘’anormal’’ são:
- incômodos a ponto de impedir a realização de atividades da rotina;
- inchaço excessivo;
- redução da urina ou urina escurecida;
- rins prejudicados etc.
Em casos de sintomas como os mencionados, o médico deve investigar e diagnosticar o quadro. Ele pode se refletir em lesões musculares graves, tendinites, bursites ou até problemas mais sérios. Se isso ocorre, é sinal de que o treino foi mais pesado do que o recomendado e o corpo se sobrecarregou.
Como evitar a dor pós-treino?
Mesmo que certo nível de dor pós-treino seja normal e comum, é possível minimizar e até evitá-la. Acompanhe algumas dicas, a seguir!
Hidrate-se regularmente
Manter o corpo hidratado proporcionada diversos benefícios. Um deles é evitar dores musculares durante os exercícios físicos. Isso porque o líquido deixa os músculos hidratados e oxigenados, devido à maior sintetização de nutrientes que a água causa.
Por outro lado, a desidratação contribui para que o indivíduo sofra mais dores musculares e cãibras. É ainda mais relevante ter cuidado com isso porque os exercícios, naturalmente, exigem um maior consumo de água. Portanto, mantenha sempre a hidratação em dia.
Pratique exercícios com moderação
Você viu ao longo da leitura que o aumento da intensidade nos treinos é o que possibilita o crescimento e o fortalecimento deles. No entanto, isso não significa que sobrecarregar o corpo a cada exercício é a melhor saída para evitar dores musculares.
Pelo contrário, a falta de moderação assoberba o corpo e eleva os riscos de lesões graves. Se isso ocorre, pode ser necessário passar um período em repouso e reduzir a intensidade dos exercícios. Ou seja, a tendência é você ter mais dificuldade para manter o treino.
Tenha uma alimentação saudável
Adotar uma alimentação saudável regularmente contribui para o fortalecimento dos músculos, o que evita dores pós-treino. Diante disso, adotar uma dieta balanceada, com a ingestão adequada de vitaminas e minerais, influencia diretamente o desempenho físico.
É por essa razão que a evolução em indivíduos que começam a praticar exercícios físicos depende muito da alimentação saudável. Afinal, sem ela, é mais difícil se desenvolver nos treinos e conquistar o fortalecimento e o crescimento dos músculos.
Então, com a escolha adequada dos alimentos a serem consumidos, não pule refeições e se alimente em horários corretos. Assim, o seu organismo tem uma nutrição de qualidade.
Durma adequadamente
A qualidade do sono também influencia as dores pós-treino. Isso porque, quando o organismo não descansa adequadamente, a prática de exercícios físicos tende a ser mais desgastante. Ainda, o sistema imunológico pode não ter forças o suficiente para proteger o corpo em caso de adoecimentos pela sobrecarga no treino.
Como aliviar a dor pós-treino?
Mesmo ao seguir as recomendações, é possível sentir dores pós-treino. Nesse sentido, existem diversas técnicas úteis para aliviar os incômodos. Entre elas, alongamento para aumentar a flexibilidade muscular, imersão em gelo, agulhamento, ventosa, massagem esportiva, câmara hiperbárica, acupuntura etc. Algumas delas ainda causam controvérsia na medicina, por isso, vale uma consulta ao seu médico de confiança.
Seja como for, dormir bem, alimentar-se adequadamente e se hidratar são as principais recomendações para aliviar a dor pós-treino. Além disso, fique de olho aos sinais para identificar se é necessário procurar ajuda especializada.
Conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre a dor pós-treino? Esse problema é normal e necessário para o fortalecimento muscular. De qualquer maneira, é preciso ter cuidado e ficar de olho aos sintomas, já que o desconforto persistente indica problemas mais graves.
Quer saber como Colaten pode ajudar você a diminuir a dor pós-treino? Acesse nosso site e entenda!