A artrite caracteriza-se por uma inflamação nas articulações, e no caso dos joelhos, provoca dores que se desenvolvem gradualmente (ou também de maneira súbita). Além da dor característica, outros sintomas podem incluir: enrijecimento da articulação e inchaço local, dificultando os movimentos de flexão/extensão do joelho; sensação de fraqueza nos joelhos; aquecimento e vermelhidão na pele ao redor da articulação.
Os principais tipos de artrite que acometem os joelhos são:
Osteoartrite: acomete principalmente idosos. Afeta as articulações por insuficiência da cartilagem, nos mais jovens, agravada pela sobrecarga muscular e fatores genéticos.
Artrite reumatoide: é uma doença auto-imune e geralmente afeta os dois joelhos. Pessoas de qualquer idade podem desenvolver a artrite reumatoide.
Artrite pós-traumática: quando o paciente sofre algum trauma, ocasionado por esforços repetitivos, atividades físicas ou esportivas e acidentes (que podem promover fraturas, lesões ligamentares ou rotura de menisco), por exemplo, pode surgir uma artrite do joelho.
Obesidade: se o paciente tem sobrepeso corporal, a gordura no corpo acaba aumentando a pressão sobre a articulação do joelho.
Gênero: as mulheres são as mais afetas pela artrite do joelho.
Envelhecimento: conforme a idade avança, maiores são os riscos de desenvolvimento da artrite do joelho.
Histórico familiar: tendência genética dentro da família.