Os hormônios são fundamentais para o bom funcionamento dos sistemas que compõem o corpo humano. No entanto, existem casos em que ocorre distúrbio hormonal, que podem provocar uma série de sintomas desagradáveis, como cansaço, irritabilidade, acnes, excesso de fome, entre outros.
Sendo assim, é importante entender quais são os principais problemas que podem surgir, suas causas, seus sinais, o modo como o diagnóstico é realizado e qual o tratamento indicado. Para esclarecer essas dúvidas, elaboramos este artigo com as principais informações. Confira!
O que é distúrbio hormonal?
Os hormônios exercem um papel semelhante ao de um mensageiro químico no organismo. Dessa forma, quando associados a certos receptores, eles provocam reações químicas que possibilitam que o corpo realize as suas funções de forma apropriada. Quando essas reações deixam de ocorrer ou passam a ter um desequilíbrio, diversas complicações podem surgir.
O distúrbio hormonal acontece quando há um desequilíbrio na secreção de um hormônio, tanto em relação ao excesso quanto à falta. Como essas substâncias estão envolvidas nas mais variadas atividades do organismo, as alterações influenciam diretamente no processo que depende do hormônio desequilibrado. A seguir, veja quais são os principais distúrbios hormonais.
Hipertireoidismo
Nesse tipo de situação, a tireoide produz hormônio além do necessário. Com isso, o metabolismo fica acelerado e sintomas como irritabilidade, sudorese intensa, entre outros, são desenvolvidos.
Hipotireoidismo
Quando a glândula tireoide para de produzir hormônios em quantidade adequada, isso pode gerar impactos na temperatura corporal. O indivíduo passa a sentir mais frio do que o normal, ganho de peso, fadiga, entre outros.
Síndrome dos ovários policísticos
Trata-se de um problema relacionado ao surgimento de pequenos cistos localizados na parte periférica dos ovários, que pode provocar acnes em excesso, irregularidade na menstruação, ganho de peso, entre outros sintomas.
Problemas da suprarrenal
A suprarrenal é uma glândula responsável pela produção de diversos hormônios, como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol. Sintomas de que algo não está certo podem englobar aumento do peso, pressão alta ou baixa, pelos pelo corpo etc.
Quando pode ocorrer?
Esses distúrbios podem se originar de fatores internos ou externos. Por exemplo, o envelhecimento e a menopausa fazem com que naturalmente o organismo passe a produzir menos hormônios.
Além disso, enfermidades em desenvolvimento, utilização de medicamentos, alimentação pouco saudável e, até mesmo, estresse, ansiedade e demais aspectos relacionados à saúde mental podem impactar de alguma forma na produção de hormônios.
Quais são os principais sinais de distúrbio hormonal?
O distúrbio hormonal pode proporcionar a ocorrência de vários sintomas, que variam de acordo com as características de cada tipo de problema. A seguir, veja quais são os mais comuns!
1. Cansaço em excesso
Complicações como a baixa produção dos hormônios da tireoide, por exemplo, podem gerar impactos negativos no nível de energia da pessoa.
Assim, enquanto o hipotireoidismo faz com que o metabolismo fique mais lento e gere a sensação de cansaço frequente, o hipertireoidismo pode causar insônia, advinda de uma má qualidade do sono. Isso, então, leva ao cansaço como consequência das noites mal dormidas.
2. Surgimento de acne
A pele é um órgão excretor, capaz de eliminar o suor e demais impurezas. A testosterona, quando em grande quantidade, tende a elevar a oleosidade da pele e, consequentemente, a torná-la mais acneica.
3. Queda de cabelo
É um problema que incomoda tanto mulheres quanto homens e que pode ser um sintoma de distúrbio hormonal. Isso porque o estrogênio e a testosterona são hormônios que influenciam na saúde dos folículos capilares, o que pode contribuir para o processo de queda precoce.
Além disso, o excesso de cortisol no organismo, que é o hormônio do estresse, pode impactar esse processo, por reduzir a irrigação sanguínea no couro cabeludo, provocando a queda dos fios.
4. Irregularidade no ciclo menstrual
O ciclo menstrual irregular é outro sintoma de distúrbio hormonal, tendo em vista que existem diversos hormônios nesse processo que podem impactar essa função do organismo.
5. Infertilidade
A fertilidade feminina está ligada ao pleno funcionamento dos ciclos menstruais, porém depende da estruturação hormonal. Devido a isso, qualquer problema no sistema endócrino pode afetar a fertilidade.
Uma mulher que já se encontra há algum tempo tentando engravidar e ainda não conseguiu deve estar mais atenta aos sinais, principalmente em relação aos hormônios, e buscar uma ajuda médica especializada para um diagnóstico mais preciso.
6. Desequilíbrio no peso
Engordar ou emagrecer muito de uma hora para outra sem ter feito nenhuma alteração nos hábitos alimentares ou na prática de exercícios físicos pode ser um sinal de que algo não está bem. Então, preste atenção, também, nesses casos de efeito sanfona, que ocorre quando não existe uma estabilidade no peso corporal.
Como identificar o distúrbio hormonal?
O diagnóstico precisa ser realizado por um médico especialista, por meio da descrição dos sintomas, da avaliação do histórico do paciente, das análises de exames que mostram os níveis hormonais ou de eventuais doenças que podem influenciar nas glândulas.
O acompanhamento de um profissional é fundamental pelo fato de que cada distúrbio hormonal precisa de um tratamento específico. Além disso, é importante salientar que os hormônios não atuam sozinhos, ou seja, interagem entre eles.
Sendo assim, só um especialista é capaz de avaliar as implicações dos resultados dos exames e decidir se o paciente necessita de tratamento ou não.
Quais são os tratamentos?
Pelo fato de existirem vários tipos de distúrbios hormonais, o tratamento vai variar de paciente para paciente. A partir dos exames de sangue fica mais fácil identificar o que está em desequilíbrio e qual o grau de descontrole. Então, é possível iniciar um protocolo de tratamento e acompanhamento com terapia hormonal, bem como algumas mudanças nos hábitos e na qualidade de vida.
Dessa forma, você nunca deve iniciar um tratamento por contra própria só pela observação dos sintomas, já que isso pode gerar um agravamento do quadro.
Como podemos perceber, existem vários problemas que podem surgir devido a um distúrbio hormonal. Sendo assim, ao observar os sinais e os sintomas, o ideal é consultar um especialista para realizar o possível diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado.
Gostou do artigo? Então, siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de publicações interessantes sobre outros assuntos. Estamos no Facebook e no Instagram!