Entender como funciona a dieta cetogênica ajuda a obter melhores resultados ao colocá-la em prática. Primeiramente, saiba que ela é voltada para a menor ingestão de carboidrato e a maior ingestão de gordura. Assim, pode ser possível reduzir o peso e melhorar a saúde.
Talvez você já tenha ouvido falar na dieta cetogênica por outra nomenclatura, como dieta keto ou até mesmo como low carb, mas saiba que é indispensável absorver o máximo de informações sobre o assunto antes de segui-la. Afinal, ela exige muito cuidado e dedicação.
Isso porque pode não ser fácil adotar os novos hábitos alimentares que esse tipo de dieta exige. Ainda, é necessário ter cuidado para não desequilibrar o organismo.
Interessado no tema? Continue a leitura!
O que é dieta cetogênica?
Conforme mencionado, a dieta cetogênica consiste na drástica restrição no consumo de carboidratos. O nome surge a partir da palavra cetose, o estado metabólico em que o corpo se mantém. Esse estado consiste na queima de gordura que ocorre após o corte radical de carboidratos.
Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o corpo e ajudam no ganho de massa magra. Seguir essa dieta contribui para o emagrecimento, mas o seu surgimento, em 1920, foi voltado para o tratamento de epilepsia.
Ela funciona ao exigir que o organismo busque outras fontes de energia para manter a saúde. A principal delas deve ser a gordura, que será o nutriente mais ingerido na dieta cetogênica. Ainda, seguir essa prática também origina os chamados corpos cetônicos. Eles diminuem a produção de grelina, hormônio que estimula o apetite.
Os resultados da dieta cetogênica são comprovados na perda de peso. Além disso, ela é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que afasta os riscos de doenças como a diabetes. Contudo, especialmente se for seguida em longo prazo, pode trazer diversos efeitos colaterais, o que exige cuidados.
Como funciona a dieta cetogênica?
Como visto, a dieta cetogênica pode atingir os objetivos propostos. Para isso, é preciso entendê-la e colocá-la em prática de modo adequado. Logo, acompanhe a seguir os passos envolvidos!
Consulta médica
Tudo começa a partir da consulta com um profissional de saúde para entender a necessidade energética de cada pessoa. Nesse sentido, ele deve considerar nível de atividade física, idade, peso, sexo e altura. Então, deve ser criado um limite de carboidratos consumidos diariamente. No geral, a recomendação na dieta cetogênica é consumir menos do que 50g ao dia.
Isso corresponde a 150g a menos do que muitas pessoas costumam ingerir. Contudo, os médicos não costumam separar a quantidade exata de calorias consumidas em cada refeição. Isso porque cada pessoa sente uma maior ou menor necessidade nutricional em momentos diferentes.
Período de escassez de carboidratos
A dieta cetogênica é restritiva e precisa de adaptação para que o organismo ‘’não a estranhe’’ e você consiga evitar o carboidrato. Dessa maneira, é possível induzir o processo de cetose. Assim, a duração mínima dessa etapa deve ser de 2 a 3 semanas, podendo chegar a até 6 meses.
Nos primeiros dias, durante a fase de adaptação, o indivíduo deve ter como efeitos colaterais a maior fadiga e as alterações no humor. Todavia, gradativamente o corpo se acostuma, inicia a cetose e passa a fabricar energia a partir da gordura.
Uma alternativa para acelerar o processo de cetose é praticar o jejum intermitente. Ele consiste na ingestão de alimentos por um período e jejum nas horas restantes. Apesar disso, nem todas as pessoas se adaptam a essa prática, o que exige avaliação médica para evitar problemas. Seguir o jejum intermitente por conta própria oferece inúmeros riscos.
Redução no consumo de proteína
Além da drástica diminuição no consumo de carboidrato, é importante moderar a ingestão de proteínas. Afinal, o excesso delas pode levar à conversão para glicose, que fornece energia para o corpo.
Logo, o processo de cetose fica comprometido, já que a fonte de energia deveria ser a gordura. Assim, a recomendação é que o consumo na dieta cetogênica seja de 10% de carboidrato, cerca de 20% de proteína e 70% de gordura.
Avaliação do início da cetose
De qualquer forma, existem métodos para avaliar se o indivíduo entrou em cetose. É o caso de testes de urina e de exames de sangue e de respiração. Eles funcionam ao medir a quantidade de cetonas que o seu corpo foi capaz de produzir.
Além disso, é válido ficar de olho nos sintomas que indicam o início da cetose. Entre eles estão o aumento da sede repentina, a diminuição do apetite, a boca seca e a micção constante. Normalmente, o processo se inicia no 7º dia, mas não existe regra universal.
Quais são os alimentos permitidos na dieta cetogênica?
Como foi possível notar, existem alimentos mais recomendados do que outros na dieta cetogênica. É o caso dos que têm a gordura como propriedade, encontrada em oleaginosas e óleos vegetais, como castanhas, nozes, azeite de oliva, gergelim etc.
Em relação aos carboidratos consumidos, é preciso que eles forneçam fibras e fitoquímicos. É o caso da batata-doce, mandioca, frutas, massas integrais, aveia etc. Contudo, lembre-se de controlar a quantidade diária desses alimentos.
Quais são os alimentos proibidos na dieta cetogênica?
Assim como existem alimentos permitidos ou até recomendados, também existem os proibidos. Caso contrário, a dieta pode não ser saudável e comprometer a saúde. Logo, você deve tirar da sua alimentação fast foods, doces, ultraprocessados, farinha refinada, pão, macarrão, álcool, açúcar simples e aditivos artificiais. Inclusive, alguns dos listados têm alto nível de carboidrato.
Quais são os cuidados necessários na dieta cetogênica?
A dieta cetogênica pode ser segura para qualquer pessoa, se os devidos cuidados forem seguidos. Eles incluem a transição gradual para acostumar o organismo. De todo modo, lembre-se de conversar com o médico para uma maior orientação, conforme suas necessidades.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre como funciona a dieta cetogênica? Colocá-la em prática pode ajudar no emagrecimento e, a partir disso, melhorar a qualidade de vida ao reduzir o risco para diversas doenças. É o caso das cardiovasculares e cerebrais.
Então, após aprender como funciona a dieta cetogênica, restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário com a sua pergunta!