A menopausa causa uma série de sintomas nas mulheres que a estão enfrentando, incluindo ondas de calor, ansiedade e irritabilidade. Como se não bastassem todos esses efeitos, a menopausa ainda vem acompanhada da insônia, que prejudica a qualidade do sono das mulheres e intensifica ainda mais os sintomas da menopausa.
Segundo reportagem divulgada pelo Ministério da Saúde em março de 2023, cerca de 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono, e as mulheres passando pela menopausa integram essas estatísticas.
Muitas acabam recorrendo a práticas que não são saudáveis, ou até mesmo à ingestão de remédios sem acompanhamento médico para resolver a questão, e acabam por alastrar ainda mais o problema.
Visando ajudar as mulheres a enfrentar todas essas alterações hormonais, a Marjan trouxe esse artigo sobre o que fazer para combater a insônia na menopausa, incluindo fitoterápicos e práticas que melhoram o sono. Confira!
Dicas para combater a insônia na menopausa
A menopausa é caracterizada por ser um período difícil para as mulheres, em decorrência de todas as variações hormonais ocasionadas por essa fase. A insônia, sendo uma das consequências da menopausa, funciona como uma impulsionadora de todas os outros sintomas do período, e por isso é tão importante que seja combatida de maneira adequada.
Práticas que auxiliam no combate da insônia da menopausa
A privação de sono possui vários efeitos, especialmente em mulheres vivenciando o período da menopausa, que acabam sentindo mais os impactos que a ausência de descanso causa.
Dentre as atividades que podem ajudar no combate da insônia no período em questão, a prática de exercícios físicos se enquadra em primeiro lugar, na medida em que atua na liberação de dopamina, um hormônio responsável pela sensação de felicidade.
Além disso, a inserção de técnicas de relaxamento na rotina pré-sono, como a meditação, é uma prática indispensável para mulheres que buscam se desvencilhar da insônia. Isso porque tirar um tempo para relaxar antes de dormir prepara o corpo para entrar no estado de dormência, sendo um ótimo recurso para realizar a higiene do sono.
Caso tenha interesse em iniciar práticas de meditação para melhorar o sono durante a menopausa, você pode acessar a página de meditação guiada do Ministério da Saúde, que contém uma série de episódios para que você possa praticar a meditação e melhorar seu sono.
Fitoterápicos que auxiliam no combate da insônia na menopausa
Além de exercícios e práticas de relaxamento, a ingestão de compostos fitoterápicos é uma ótima alternativa no tratamento da insônia na menopausa. Originados de plantas, medicamentos desse tipo não possuem receita controlada, e são indicados pela sua capacidade de combater sintomas como ansiedade leve, irritação e problemas do sono, especialmente na menopausa.
Um composto bastante eficaz no combate à insônia na menopausa é a passiflora (Passiflora incarnata L.), que está presente em uma série de medicamentos fitoterápicos, e tem alto reconhecimento pela sua capacidade de auxiliar em problemas como ansiedade leve, irritação e insônia.
A passiflora tem vários flavonoides, que são ativos presentes na planta e o principal deles é a vitexina. Em um medicamento, a vitexina é considerada um marcador de padronização do extrato dessa planta, fator que está ligado à eficácia do produto.
A passiflora é segura e não causa efeito rebote no dia seguinte. Contudo, é sempre importante consultar um profissional da saúde caso queira fazer uso de qualquer substância.
Se quiser saber mais sobre combate aos sintomas da menopausa, saúde do sono e da mulher, acesse o blog de Marjan! Caso queira saber mais sobre a empresa fornecedora do conteúdo, e quais as soluções que oferta, acesse a home de Marjan!
Referências:
Ministério da Saúde. (2023, 9 de março). Você já teve insônia? Saiba que 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono. Recuperado de https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/voce-ja-teve-insonia-saiba-que-72-dos-brasileiros-sofrem-com-alteracoes-no-sono.