Ignorar as consequências do estresse, por achar que o problema é normal, só agrava a situação. Isto é, passar por momentos estressantes realmente é comum, e cada um pode pensar em diversas situações corriqueiras que geram isso. Contudo, quanto mais intensas e frequentes as vezes em que você passa por isso, maiores os riscos.
Afinal, em momentos de estresse, o corpo precisa elevar a frequência respiratória e cardíaca, aumentar a pressão arterial e muito mais. Tudo isso é importante para que o seu organismo fique em alerta e resolva os conflitos da melhor maneira.
Ou seja, o corpo reage desse jeito para nos ajudar. Mas existem consequências do estresse, e é necessário ficar por dentro do assunto. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são as principais causas do estresse?
Existem diversas causas do estresse, como problemas financeiros, trânsito lento, pressão no trabalho, polarização nas redes sociais etc. Esse foi só um resumo, e a lista poderia continuar por muitas linhas.
Assim, é como se algumas pessoas vivessem em um campo minado e precisassem desviar constantemente do estresse, simbolizado pelos explosivos. É natural que em algum momento você falhe, mas identificar os principais gatilhos para o problema já ajuda a controlá-los. Acompanhe:
- pressão no trabalho: o trabalho pode gerar sobrecarga de demandas, desvio de função, desvalorização social e financeira e, ainda assim, ser a melhor saída para o indivíduo obter renda;
- problemas financeiros: a quantidade insuficiente de dinheiro compromete investimentos em saúde, educação, cultura, moradia, lazer e muito mais;
- trânsito: passar muito tempo preso no trânsito atrapalha compromissos profissionais e pessoais. Ainda, considere que a má qualidade dele também impacta o aumento dos riscos de acidentes;
- polarização das redes sociais: a polarização nas redes sociais leva a discussões constantes e muitas vezes infundadas em torno de qualquer assunto, o que afasta a interação amigável com os contatos.
Quais são as principais consequências do estresse?
Após conhecer as causas mais comuns do estresse, é o momento de descobrir as consequências de passar por essas situações. Antes, é válido deixar claro que os impactos variam conforme a intensidade, a frequência e a predisposição do indivíduo. Confira a seguir!
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo aumento intenso da pressão arterial. Para que um indivíduo seja classificado com essa doença, é necessário que a pressão se eleve em curtos intervalos e de forma prolongada. Se for o caso, os riscos para doenças cardiovasculares e cerebrais, como o AVC, são intensificados.
A relação da hipertensão arterial com o estresse é explicada porque esse problema emocional estimula a produção de cortisol e adrenalina. Eles são fundamentais para que o corpo se mantenha ativo e pronto para lidar com situações estressantes. Uma das formas de conseguir esse objetivo é elevar a pressão arterial.
Insônia
É difícil pegar no sono ao passar por situações estressantes. Afinal, o aumento da pressão arterial, da frequência e do batimento cardíaco dificulta o relaxamento da mente. O surgimento do sono é ocasionado justamente pela leveza do funcionamento do corpo. Então, sem isso, a insônia pode atingir o indivíduo e causar outras consequências, como a improdutividade no dia seguinte.
Transtornos mentais
O estresse está muito relacionado com outros problemas emocionais, como síndrome de burnout, depressão, ansiedade e síndrome do pânico. O motivo para a relação é que esses transtornos são estimulados pelos mesmos hormônios.
Inclusive, pesquisas da Universidade de Cambridge mostraram que a alta concentração de cortisol eleva os riscos de depressão em até 14 vezes. Outra explicação para isso é que o alto nível desse hormônio também desequilibra a quantidade de outros voltados para o bem-estar. É o caso da endorfina, serotonina e ocitocina.
Sobrepeso
Você já reparou que passar por situações estressantes faz com que o organismo se prepare para lidar com adversidades. Uma das formas de se preparar é economizar e armazenar energia. Dessa forma a constância do estresse, favorece o sobrepeso.
Outro motivo que pode explicar o ganho de peso associado ao estresse é a compulsão alimentar que muitos sofrem. Isto é, algumas pessoas passam a comer de forma desequilibrada para compensar algum problema emocional. Assim, saiba que o sobrepeso pode ser um gatilho para o surgimento de doenças, como obesidade e diabetes.
Como amenizar as consequências do estresse?
Você já entendeu que as consequências do estresse podem ser graves. Diante disso, a melhor saída é buscar formas de prevenir e controlar o problema para que ele não se agrave. Por isso, listamos algumas dicas. Confira!
Faça atividades físicas
A prática de exercícios físicos ajuda a reduzir o sobrepeso, que pode ser uma das consequências do estresse. Mas, além disso, ela também ajuda a liberar hormônios de bem-estar, que equilibram os associados ao nervosismo.
Tenha uma alimentação saudável
A alimentação adequada também é útil para reduzir problemas de pressão alta, sobrepeso e insônia. Conforme mencionado, essas são outras consequências do estresse prolongado. Por isso, certifique-se de se alimentar diariamente de forma equilibrada e mantendo os níveis adequados do consumo de vitaminas e minerais.
Isso não significa cortar todos os alimentos que não são considerados saudáveis e que você gosta da dieta. Pelo contrário, essa prática pode fazer com que o seu organismo estranhe a situação e o plano de vida saudável dê errado. Assim, coma bem na maior parte do tempo, mas esporadicamente permita-se experimentar outras coisas, com equilíbrio e caso o médico autorize.
Tire tempo para o lazer
Por mais que você pratique atividades físicas e se alimente bem, fica difícil controlar o estresse sem tirar tempo para o lazer. Afinal, dessa maneira o seu organismo passa a maior parte do tempo em situações que geram alertas e pressões. Logo, fica difícil relaxar.
É compreensível que nem sempre seja possível realizar atividades prazerosas. Contudo, se controlar as consequências do estresse é a sua prioridade, isso precisa ser feito. Você pode ouvir música enquanto trabalha ou se desloca, ler um pouco antes de dormir, conversar com quem gosta etc.
E aí, conseguiu entender quais são as consequências do estresse e como amenizá-las? A prevenção desse problema emocional é sempre a melhor saída. Por isso, coloque as recomendações em prática e invista em medicamentos fitoterápicos. Eles podem ajudar no maior relaxamento da mente.
O nosso post foi útil para você? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e permita que seus colegas e amigos também conheçam as consequências do estresse e como evitá-las!