Ajudaria a acalmar sua mente saber que muitos pensamentos ansiosos são comuns e compartilhados por várias pessoas? Enxergar a situação dessa maneira é útil por mostrar que você não está só nesse barco. Inclusive, quase 20 milhões de brasileiros lidam com o transtorno de ansiedade, sendo o país com mais casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Existe outro fator que demonstra a importância de entender esses tipos de pensamentos. É o caso de descobrir estratégias usadas por outras pessoas, como profissionais, para driblar esse sentimento e ter um maior domínio da sua mente. Afinal, eles podem prejudicar sua saúde mental e física.
Por essa razão, preparamos este artigo para explicar o que são pensamentos ansiosos, quais os mais comuns e em que momento procurar ajuda para enfrentá-los. Continue a leitura e fique por dentro.
O que são pensamentos ansiosos?
Esse conceito consiste na manifestação da ansiedade por meio de pensamentos, como ter sentimentos negativos sobre algo que ainda não aconteceu. Por exemplo, sabe quando você marca uma viagem e começa a pensar em milhares de formas de ela dar errado, mesmo que aparentemente esteja tudo sob controle?
Eis um caso de pensamento ansioso. Essa sensação infundada de que as coisas não fluirão bem dificulta o aproveitamento do momento presente e pode prejudicar sua saúde física e mental. No entanto, se você não lida com esse tipo de reflexão, tem mais facilidade para controlar a ansiedade e acalmar sua mente.
Ou seja, é como se o indivíduo tivesse percepções mais positivas sobre a vida. Afinal, ele sente que tem controle da situação, caso aconteça algo de errado. Além do mais, a possibilidade de acontecimentos negativos ocorrerem parece muito remota.
Quais são os pensamentos ansiosos mais comuns?
Como explicamos no início da nossa conversa, identificar pensamentos ansiosos mais comuns é importante para saber que outras pessoas passam pelo mesmo e aprender como driblar tais divagações. E, ainda, ajuda a descobrir se você lida com esse problema. Confira a seguir.
Culpabilidade
Imagine que você conhece alguém e, mesmo que a interação ocorra bem, ela termina com a sensação de que deveria ter falado menos, sido mais simpático ou qualquer outra autocrítica. Pensamentos ansiosos como esses envolvem a culpa por não ter performado tão bem quanto gostaria.
Quem mais costuma se sentir assim são as pessoas perfeccionistas, com dificuldade para tolerar suas próprias falhas. Então, a sensação de que poderia ter feito diferente ou melhor perturba a mente do indivíduo e pode literalmente lhe tirar o sono.
Muitas vezes, esse julgamento parte até de pequenas atitudes, que podem passar despercebidas ou ser negligenciadas por outras pessoas. No entanto, quem tem pensamentos ansiosos não enxerga dessa forma, e qualquer mínimo erro ou possibilidade dele pode se tornar algo catastrófico.
Medo de errar
Parecido com a culpabilidade, ter pensamentos relacionados ao medo de errar cria diversos cenários na sua mente em que algo foge do controle. Por exemplo, ao se imaginar falando em público, é possível pensar em esquecer todo o discurso preparado, alguém fazer uma pergunta difícil etc.
Os níveis do pensamento variam e podem até envolver situações absurdas, como um raio atingir você durante a apresentação. Esse sentimento é similar ao perfeccionismo de quem sente culpa por atitudes tomadas.
Isto é, a possibilidade de errar, seja no que for, se mostra tão palpável que a mente começa a processá-la várias vezes na tentativa de evitar qualquer contratempo. O problema é que isso tende a afetar seu emocional e físico. Além disso, contribui para desistências de planos, justamente por medo de que algo não ocorra bem.
Acontece que erros são naturais e, algumas vezes, inevitáveis. Então, enxergá-los como o maior fracasso da sua vida tira a leveza, pode atrapalhar suas relações interpessoais e trazer outras consequências nada agradáveis.
Filtro seletivo
Ao pensar dessa maneira, a mente do ansioso filtra apenas possibilidades de acontecimentos negativos. Por exemplo, se você está prestes a sair com uma pessoa pela primeira vez, passa pela sua mente a chance de cair, de se decepcionar, de falar algo errado etc.
No entanto, ao ter um encontro amoroso, também é possível vivenciar algumas horas divertidas e encontrar alguém bacana. Ou seja, é como se a possibilidade fosse 50% para um cenário otimista e 50% para o pessimista.
Assim, qual o sentido de focar apenas os negativos? Adotar essa postura não é saudável, pois, quanto mais frequente esse tipo de visão ocorre, mais você tende a se tornar uma pessoa negativa.
Dificuldade de entender a realidade do outro
Os pensamentos de pessoas ansiosas costumam ser muito focados em si, na tentativa de controlar situações. Logo, elas sentem dificuldade de compreender a realidade dos outros, o que afeta relações sociais e até profissionais. Afinal, é como se o indivíduo se mantivesse constantemente na defensiva.
Por exemplo, imagine que você sofra em uma situação específica após imaginar os piores cenários sobre ela. Então, é natural passar por cansaço e estresse.
Contudo, outra pessoa pode experimentar os mesmos sintomas ou até outros negativos. Ainda assim, pessoas ansiosas enxergam os problemas com uma proporção tão maior que têm dificuldade para entender problemas alheios.
Quando procurar ajuda profissional?
Como visto, existem pensamentos ansiosos como culpabilidade, autocrítica excessiva, medo de errar, filtro excessivo, dificuldade para entender a realidade do outro etc. Se você se identificou e lida com algum deles frequentemente, é possível que tenha algum transtorno de ansiedade.
Nesse contexto, é recomendado procurar ajuda profissional para confirmar o diagnóstico e iniciar o melhor tratamento para aliviar esse quadro. É o caso de sessões de terapia com um psicólogo, úteis para auxiliar o paciente a mudar o foco, a imaginar cenários positivos e a buscar hobbies que distraiam sua mente.
Em outras situações, quando o nível de ansiedade é mais intenso, o paciente pode ser encaminhado para um psiquiatra. Esse profissional está apto para indicar medicamentos, se necessário.
Então, conseguiu identificar quais são os pensamentos ansiosos mais comuns e quando procurar um profissional para lidar com eles? É importante ter esse cuidado porque a ansiedade prejudica a qualidade de vida, as relações sociais e a saúde física. Portanto, precisa ser tratada.
Quer aproveitar sua visita em nosso blog para aprender mais sobre o assunto? Leia também nosso artigo em que explicamos qual a relação entre ansiedade e insônia!