O enxofre orgânico, também conhecido como metilsulfonilmetano (MSM), é um elemento químico extremamente importante para os organismos vivos. Essa substancia tem ganhado cada vez mais espaço, tendo em vista os mais variados benefícios proporcionados.
Então, para esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto, elaboramos este artigo. Confira!
O que é o metilsulfonilmetano?
Também conhecido como MSM, ele é bastante popular na indústria, e usado por indivíduos que procuram alternativas naturais para aliviar alguns problemas de saúde.
Pode ser encontrado de forma natural em alimentos, tanto em fontes vegetais quanto minerais.
Entre suas principais fontes estão:
- maçã;
- tomate;
- leite de vaca;
- milho;
- cereja;
- fígado de frango;
- alfafa;
- brócolis;
- repolho;
- café;
- beterraba etc.;
Também é possível encontrar opções de suplemento de metilsulfonilmetano no mercado.
Qual a sua importância?
É considerado um mineral fundamental, que não pode faltar no corpo humano. Mesmo que já se encontre presente, sua quantidade pode ser diminuída por diversos motivos, como o surgimento de algumas doenças que prejudicam o organismo ou o envelhecimento.
O enxofre é um dos minerais mais abundantes no corpo, ficando atrás do cálcio e do fósforo. Então, devido à sua grande presença, o organismo tem de maneira usual a sua atividade associada a várias funções. Com a redução do volume dessa substância, algumas atividades corporais podem ficar comprometidas ou menos intensas, gerando danos à saúde em longo prazo.
Como o metilsulfonilmetano atua na prática?
Como já foi dito, trata-se de um elemento básico para o organismo. O composto de enxofre natural pode ser encontrado no corpo humano e em organismos animais e vegetais, sendo indispensável a sua quantidade adequada.
O enxofre presente absorve determinadas substâncias químicas nocivas e as tornam solúveis em água. Isso assegura que sejam excretadas pelos rins. Uma parte do enxofre também é utilizada para produzir cisteína, que por sua vez é aplicada para produzir glutationa, excluindo assim os metais tóxicos, além de possibilitar que as células se protejam de processos oxidativos e executem outras atividades importantes para a saúde.
Quais profissionais podem recomendar o MSM?
Apenas profissionais da saúde qualificados como médicos e nutricionistas podem realizar a recomendação de MSM.
Como você pode perceber, o metilsulfonilmetano é um composto que pode proporcionar benefícios para o organismo.
Caso queira iniciar a suplementação de MSM, o ideal é procurar a ajuda de um profissional especializado que vai avaliar o seu quadro clínico, suas necessidades e, dessa forma, definir a sua dosagem e disponibilizar maiores informações.
Conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas por meio deste artigo? Então, que tal aproveitar a sua visita ao blog para deixar o seu comentário? Compartilhe com a gente a sua opinião e experiência sobre o assunto!