O sentimento de inutilidade, de forma geral, pode se manifestar em um indivíduo como uma sensação de que inexiste qualificação para o bom desempenho das suas atribuições, ou até alguma finalidade relevante relacionada às funções da posição ocupada. Nesse sentido, considera-se especialmente o contexto de um ambiente de trabalho.
No entanto, em grande parte dos casos, essa percepção é o resultado do desconhecimento do nível de importância do que se faz dentro do cotidiano organizacional como um todo. Além disso, comumente esse sentimento é fruto de uma atmosfera de trabalho tóxica, o que pode gerar diversos outros impactos na vida do profissional, mesmo em âmbito pessoal.
Considerando a importância da temática (e, inclusive, a necessidade de se dedicar uma atenção maior a essa distorção de pensamento), elaboramos este post. O intuito é ajudá-lo a identificar os sinais de um ambiente de trabalho tóxico, os eventuais reflexos negativos que podem ser percebidos em médio e longo prazos e como iniciar o processo de superação.
Boa leitura!
Quais são os sinais de um ambiente de trabalho tóxico e que tem o potencial de gerar um sentimento de inutilidade no profissional?
Inicialmente, é válido entender o que caracteriza um ambiente de trabalho tóxico. Nesse sentido, é possível associar esse conceito a um espaço que afeta, de modo negativo, o bem-estar do quadro de pessoal como um todo, geralmente elevando os níveis de preocupação, de estresse e de ansiedade.
Listar todos os elementos que podem indicar que você vem atuando em um local como esse é difícil, até porque, às vezes, esses fatores não são facilmente percebidos em um primeiro momento. Porém, empresas nas quais se tornaram comuns “puxadas de tapete”, fofocas, abusos verbais, chantagens, manipulações, coerção etc. podem ser enquadradas assim.
No entanto, é mais comum do que se imagina confundir condutas e circunstâncias tóxicas e/ou abusivas, com o potencial de prejudicar a saúde mental dos trabalhadores, com práticas inerentes ao que poderia se definir como a “cultura” da companhia, o seu “modus operandi”. Isso porque, por vezes, elas são menos explícitas, pode-se assim dizer.
Por isso, nesta seção, a ideia é elencar alguns sinais que indicam que o seu ambiente de trabalho é tóxico e, provavelmente, a atmosfera do local é a razão para o desenvolvimento de sentimentos de inutilidade e afins.
Ausência de motivação geral
É certo que não se deve julgar um ambiente de trabalho pelo nível de qualidade dos profissionais que atuam ali. Contudo, se a maior parte do quadro de pessoal de uma empresa está desmotivada, possivelmente isso também o afetará ou já vem afetando.
O fato é que, da mesma maneira que ter colegas de trabalho altamente proativos e engajados pode inspirá-lo a também buscar se destacar, trabalhadores desmotivados e desinteressados têm o igual potencial de “contaminar” todo o meio. Além disso, é claro, esse cenário sempre é resultado de um problema organizacional bem maior.
No entanto, independentemente da razão, a verdade é que, se todos à sua volta estiverem desmotivados, provavelmente você está em meio a um espaço de trabalho tóxico.
Altas taxas de rotatividade
Considerando, principalmente, o cenário de crise econômica que nós estamos atravessando atualmente, o desligamento voluntário é uma difícil decisão a ser tomada. Portanto, altos índices de rotatividade, quando vários funcionários vêm optando por deixar a companhia, indicam que, provavelmente, o problema está na empresa.
Já no sentido oposto, quando ocorrem demissões frequentes (ou seja, desligamentos involuntários), outros elementos tóxicos podem ser revelados, como ausência de direção, falta de organização ou uma má liderança. Portanto, é essencial ter atenção a essa taxa.
Pouca (ou nenhuma) perspectiva de crescimento
Se os profissionais que integram o quadro de pessoal de uma organização têm constantemente a sensação de que “não estão indo a lugar algum”, esse pode ser mais um indício de que a atmosfera empresarial é tóxica, contribuindo para o sentimento de inutilidade. Percebeu que não há espaço para evoluir onde você está? Talvez seja o momento de buscar algo novo.
Afinal, se a companhia não oferece oportunidades de crescimento e de aprendizagem ou qualquer outro tipo de possibilidade de mobilidade, provavelmente não há investimentos em prol do desenvolvimento dos colaboradores. Ainda que a ausência de recursos, nesse caso, possa ser a razão para tanto, é possível que apenas não haja mesmo uma cultura de valorização dos profissionais.
Quais são os impactos que um espaço de trabalho tóxico pode trazer para os colaboradores e como é possível superá-los?
Dados levantados por pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália em um estudo populacional revelaram que viver em um ambiente de trabalho tóxico eleva em nada menos do que 300% o risco de desenvolver depressão. Nesse sentido, a Dra. Amy Zadow, autora principal da pesquisa, pontuou que prioridades, práticas e valores de gerenciamento inadequados podem gerar reflexos negativos sobre a saúde mental dos trabalhadores.
Além disso, vem ganhando cada vez mais espaço a discussão sobre a Síndrome de Burnout, que é outra consequência que surge quando a relação do funcionário com o trabalho envolve ansiedade, altos níveis de estresse e nervosismo. O resultado é um alto esgotamento profissional.
Nesse contexto, torna-se imperativo colocar determinadas ações em prática no intuito de superar os males que esse tipo de ambiente pode trazer, inclusive no que diz respeito ao sentimento de inutilidade. Então, a partir de hoje:
- prepare-se para falar por si mesmo, a fim de defender os seus próprios interesses, seja buscando o diálogo com o seu superior imediato, seja procurando o setor de gestão de pessoas;
- fuja de “maçãs podres”, sempre que for viável, reduzindo ao máximo as interações com outros profissionais que têm o “dom” de contaminar o espaço à sua volta. Nesse caso, opte por trabalhar com colegas que elevem o seu ânimo;
- estabeleça laços de amizade, de modo que seja possível recorrer a um ou dois amigos confiáveis com os quais você possa desabafar acerca daquilo que realmente não se pode mudar, e isso sempre existirá ou, ao menos, distrair-se;
- deixe o emprego, se você identificar que medidas alternativas não são suficientes e que a atmosfera da empresa está o adoecendo de fato. Para tanto, é necessário que você tenha um olhar sensível aos sinais da sua saúde e respeite os seus limites.
Como visto, um ambiente de trabalho tóxico, em médio e longo prazo, pode gerar diversos impactos negativos sobre a saúde mental dos profissionais, contribuindo não apenas para o surgimento de um sentimento de inutilidade e de estagnação, mas também para o desenvolvimento de quadros clínicos mais graves, como a depressão. Logo, diante de tudo que foi dito neste post, ao notar que é preciso colocar um basta em prol da sua saúde, faça-o.
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