Você já pensou em aprender como surfar? A ideia pode ser inconcebível para algumas pessoas, mas a verdade é que o esporte tem um enorme potencial de proporcionar benefícios para a saúde física e mental dos seus praticantes.
Então, antes de tirar uma conclusão sobre o assunto, vamos descobrir mais sobre o surf e as suas vantagens? Fique de olho no post para não perder nenhum detalhe, e prepare-se para descobrir uma alternativa desafiadora para a sua rotina!
O que é surf?
O surf é um esporte aquático e individual, bastante desafiador e que encanta muitas pessoas. No mar, os surfistas remam em direção à formação das ondas, tentam se colocar em pé na prancha e surfam sobre a água, executando manobras.
Olhando de fora, parece até fácil. Mas, lá dentro, o esforço é constante e, na maioria dos casos, saber como surfar é recompensador. Esse é um esporte que deixa o praticante imerso na natureza, longe dos problemas da rotina, e ainda beneficia a saúde física de qualquer pessoa.
Quais são os tipos de surf?
O surf é um esporte composto por diversas modalidades ou tipos diferentes. Elas variam de acordo com as pranchas e os movimentos que cada uma possibilita. Aqui estão as principais:
- shortboard — é uma prancha de 1,5 metro, usada em competições por atletas profissionais, afinal, ela exige mais prática e domínio no surfe;
- longboard — com cerca de 3 metros de comprimento, os movimentos devem ser mais sutis na água, com uma velocidade mais lenta e um nível de experiência um pouco menos avançado que a anterior;
- bodyboard — as pranchas variam conforme a altura e o peso do surfista, e os movimentos são feitos deitados, de joelhos ou em pé, já que são pranchas leves e curtas;
- handsurf — essa é uma versão brasileira praticada em uma prancha pequena, de 35 centímetros, que pode ser usada para várias manobras;
- bodysurf — aqui, nenhuma prancha é usada, o surfista usa apenas o corpo para executar as manobras e deslizar pela água.
Por que começar a surfar?
Talvez a melhor versão para essa pergunta seja: “por que não surfar?”. Se você está em uma fase da vida em que sente que precisa de novidade e de desafios, o surf pode ser uma boa estratégia. Por se tratar de um esporte disponível apenas em alguns lugares, você pode aproveitar isso a seu favor para fazer dele uma atividade sazonal.
Além disso, o surf é o melhor aliado para quem gosta de ficar perto da natureza, para quem adora estar na água e realmente se sente melhor ao ar livre. Mas atenção: é um dos esportes mais difíceis de aprender. Então, é preciso ter determinação para encarar o desafio se você quiser entrar nessa.
Quais são os benefícios para a saúde do corpo e da mente?
O surf é um ótimo exercício físico e fundamental para quem trata de problemas como as dores nas articulações. Isso porque o surfista precisa se abaixar, levantar, remar, curvar-se e repetir todos esses movimentos o tempo todo.
Com o ritmo certo, você ainda vai ganhar condicionamento físico e mandar para longe a dificuldade de movimentos. Para quem pretende perder alguns quilos, essa pode ser uma estratégia divertida para queimar calorias.
Além disso, o surf é um ótimo exercício para melhorar seu equilíbrio, sua agilidade e o seu fôlego. Ele é perfeito para cansar o corpo, proporcionar ótimas noites de sono e ainda livrar você dos malefícios do estresse, por exemplo.
Como começar a surfar?
Saber como surfar não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Então, a seguir, separamos algumas dicas imperdíveis sobre o assunto, que você precisa conferir.
Conte com quem entende do assunto
Entrar no mundo do surf sem um professor vai fazer com que você nunca saia do lugar. É importante ter alguém mentorando você, explicando os movimentos, corrigindo a postura e assim por diante. Então, nada de começar sem ajuda.
Muitas praias dispõem de turmas frequentes para quem está querendo aprender a surfar. Você pode se inscrever e começar o quanto antes. Se preferir ter atenção redobrada sobre o desempenho, opte por conseguir um professor particular.
Aprenda a ler as ondas
Um passo básico para quem quer surfar é aprender a ler as ondas. Só de olhar para a movimentação do mar, você deve ser capaz de prever o que vem a seguir. Isso vai tornar os seus movimentos mais estratégicos e evitar que você fique “tomando caldo” (ou seja, para bater de frente com a onda e cair).
No início, apenas passar por essas ondas sem cair na água já é uma grande vitória. Então, segure as manobras para quando você estiver mais avançado. Com o tempo, essa leitura se tornará automática e cada vez mais fácil, não precisando nem pensar sobre o assunto.
Experimente pranchas diferentes
À medida em que você for avançando nas suas habilidades como surfista, experimente diferentes tipos de prancha até encontrar aquela que mais tem a ver com o seu estilo. Com algumas, você terá mais afinidade e facilidade nos movimentos, em outras, menos.
Por isso, é importante conhecer e explorar equipamentos diferentes, entender como o seu corpo se adapta e quanto esforço é necessário de você para se manter em pé. Depois, treine seus movimentos e vá aperfeiçoando aos poucos.
Divirta-se
Por fim, certifique-se de que o aprendizado está sendo leve e divertido para você. Não coloque nenhuma expectativa demasiada e nem fique se cobrando, caso o seu ritmo seja um pouco mais lento. A ideia é desestressar.
Deixe fora do mar todos os problemas que circundam a sua mente e coloque na prancha a sua versão mais brincalhona e criativa. Enquanto estiver surfando, você pode ser a melhor versão de si mesmo, no momento mais gratificante do seu dia.
Se você gostou da ideia, saber como surfar não é algo que você só pode aprender enquanto é criança ou jovem. Ele é acessível para todas as idades, cada um ao seu tempo. Por isso, se você tem interesse, faça uma aula experimental e sinta na pele a emoção.