Você tem dificuldades para tirar da cabeça o foco no trabalho, mesmo no fim do expediente? Muitas pessoas se sentem assim. Porém, por mais comum que seja, é preciso saber como relaxar a mente para evitar a sobrecarga.
Se você não cuidar, esse estado pode fazer sua mente “apresentar defeito” já no expediente, com sinais como menor foco e criatividade. Do mesmo modo, as relações sociais e a saúde física e mental sofrem consequências. Em casos mais graves, há o risco de desenvolver até a síndrome de burnout.
Diante desse contexto, melhor conhecer algumas dicas de como relaxar a mente, certo? Por esse motivo, listamos seis para você. Confira!
1. Fique longe das redes sociais
Você tentou descansar após o trabalho, mas viu alguns comentários nas redes sociais sobre trabalho árduo e a importância do esforço. Assim, passou a sentir culpa e a não conseguir deixar a mente relaxada o suficiente. Se identificou? A situação é mais comum do que a gente imagina.
Não é à toa que redes sociais são gatilhos para ansiedade e depressão em 41% dos brasileiros, segundo pesquisa da FGV. Assim, junto com a culpa pelo descanso, pode surgir a relacionada ao cansaço ou até mesmo por não sentir tanto prazer pelo ofício.
No entanto, saiba que descansar após o expediente é indispensável não só por merecimento, mas por necessidade. E não há problema se você vê mais sentido em passar o tempo com quem ama do que no trabalho. Entender e aceitar que as pessoas têm prioridades diferentes pode evitar gatilhos com comparações nas redes sociais.
2. Tire um tempo de “telas pretas”
Além das redes sociais, é importante tirar um tempo das chamadas “telas pretas”, como celular e televisão. Afinal, quantas vezes diariamente você não se preocupa em olhar as notificações no smartphone e se elas têm a ver com o trabalho?
Desse modo, dificilmente você se afasta como deveria dele enquanto faz refeições com a sua família, ao assistir a filmes, ao praticar exercícios físicos etc. Com um olho no peixe e o outro no gato, não há como relaxar a mente e aproveitar plenamente esses momentos, por mais multifuncional que você seja.
Em situações específicas, é natural que seja necessário ficar de olho nas notificações. Porém, evite que se tornem regras. A não ser que você exerça uma função que lide com urgências frequentes, como no caso de profissionais médicos. Por fim, lembre-se de que o uso excessivo de telas causa dependência e pode prejudicar a visão.
3. Leia livros
Após ver a dica anterior, talvez você tenha se perguntado o que fazer com o tempo que seria ocupado com novelas, reality shows, filmes, séries e outras produções que as telas oferecem. Bom, que tal aproveitar para ler livros? Aliás, qual foi a última vez que fez isso?
Especialmente depois do surgimento das redes sociais, dos jogos no celular e de outros recursos tecnológicos, os livros ficaram um pouco de lado. É uma pena, pois além de ser uma atividade relaxante, a leitura contribui para a criatividade, a memorização e a ampliação do repertório cultural.
Agora, durante a leitura, é preciso concentrar toda a sua atenção naquele momento. Nada de ficar olhando para a televisão, mexendo no celular, conversando com outras pessoas ou arrumando a casa, certo? Quanto mais você focar, mais vai relaxar a mente.
4. Ouça suas músicas preferidas
Ouvir pelo menos 78 minutos diários de música favorece a saúde mental. É o que mostra um estudo da Academia Britânica de Terapia do Som. Os benefícios são percebidos principalmente em forma de relaxamento, otimismo e felicidade. Portanto, vale a pena ouvir suas músicas preferidas para deixar a mente relaxada após o trabalho.
É possível que, no início, você sinta dificuldade para se desconectar de questões profissionais. Contudo, aos poucos, os efeitos da música vão ajudar a virar essa chave. Se preferir, faça isso enquanto arruma a casa, anda de bicicleta ou caminha. Essas outras atividades também são benéficas para distrair a mente.
5. Tenha uma boa noite de sono
Ter uma boa noite de sono é o desejo de muitas pessoas, mas nem todas conseguem atingir esse objetivo. Um dos motivos é a preocupação com o trabalho, o que causa ansiedade ou angústia e dificulta o relaxamento da mente.
Outra explicação para o sono ruim é trabalhar por muito tempo e desorganizar os horários. Isto é, imagine quem precisa pegar no batente de manhã, de tarde e de noite, por exemplo. É natural que sobre pouco tempo para tomar banho, se alimentar e preparar-se para dormir.
Além disso, como sabemos, muitas pessoas fazem trabalho extra para complementar a renda. Entretanto, se a sua intenção aqui é aprender como desestressar após o expediente, é recomendado evitar essa prática por muito tempo.
Caso contrário, a má qualidade do sono tende a prejudicar a saúde física e mental. Como consequência, o desempenho no trabalho também pode ser afetado e até levar você a se afastar das suas atividades se não contornar esse quadro.
6. Faça um passeio relaxante
Devido aos compromissos profissionais, é possível que você passe a maior parte do tempo dentro de um escritório e para quem atua home office, dentro de casa ou do apartamento. Sendo assim, pode ser até que nem conheça bem o bairro onde mora. Se identificou?
Então, aproveite o tempo livre para fazer um passeio relaxante e conhecer novos lugares, pois as distrações da rua ajudam a afastar a cabeça da rotina. Para ficar ainda melhor, vá a pé ou de bicicleta, o que também servirá como um exercício e fará bem à sua saúde física.
Outra dica que não é um passeio relaxante, mas que pode auxiliar no relaxamento é acompanhar vídeos de meditação no YouTube para relaxar a mente. Afinal a meditação é uma técnica voltada para equilibrar as emoções e controlar o estresse. Também vale a pena conhecer os efeitos de um banho quente no corpo e na mente, que ajuda a relaxar e a melhorar a circulação.
Entendeu como relaxar a mente após o trabalho? Adote as práticas frequentemente no seu dia a dia para cuidar da saúde mental e física. Afinal, isso ajuda a prevenir doenças, como as cardiovasculares e as respiratórias. A nível psicológico, o relaxamento ajuda a melhorar o humor e a memória, por exemplo.
Agora que você aprendeu como desestressar depois do expediente, assine a nossa newsletter para continuar de olho nas nossas atualizações de conteúdos sobre bem-estar e qualidade de vida.