É comum que uma pessoa fique ansiosa em determinados momentos, por exemplo, perto de uma prova de concurso, ao fazer uma entrevista de emprego, antes da reunião de trabalho, quando vai conhecer alguém, entre outros motivos. No entanto, existem alguns casos em que esse sentimento não passa e vira motivo de preocupação contínua e exagerada, impedindo que esse indivíduo consiga relaxar e se sinta capaz de realizar tarefas simples do dia a dia. É aí que é necessário entender como melhorar a crise de ansiedade.
Isso porque se trata de uma condição que acomete milhares de pessoas todos os anos, prejudicando sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar os principais sintomas que podem indicar que você está enfrentando uma crise de ansiedade e o que fazer para melhorá-la de forma natural. Confira!
O que é crise de ansiedade?
A ansiedade é uma reação normal e natural do ser humano, caracterizada por sentimentos de preocupação, tensão e pensamentos ruins que podem estar relacionados a contextos específicos, como uma entrevista de emprego ou a véspera de uma prova.
No entanto, existem alguns casos em que essa sensação acontece de forma intensa e frequente, comprometendo a saúde emocional do indivíduo, além de interferir em sua rotina, podendo virar uma crise de ansiedade, em que ocorre a manifestação de sintomas mentais, físicos e comportamentais. Geralmente, tem sua origem em um determinado gatilho, que é um fato, situação ou pensamento que estimula um quadro ansioso.
Quando nos encontramos em um cenário de perigo, existem duas opções: fugir ou lutar com ele, e o corpo trabalha para desenvolver as duas ações. No caso da crise de ansiedade, o cérebro vai disseminar essa reação quando não existe um perigo real, ou até pode haver um risco, mas a resposta vai ser desproporcional à ameaça, desencadeando sintomas físicos, sensação de angústia e mal-estar. O tempo da crise pode variar muito, durando em média de 30 a 40 minutos.
Quais são os sintomas da crise de ansiedade?
Diversos sintomas podem fazer parte de uma crise de ansiedade, por exemplo:
- respiração ofegante;
- coração acelerado;
- sensação de que algo ruim está prestes a acontecer;
- falta de ar;
- sensação de tontura ou desmaio;
- calafrios;
- boca seca;
- suor frio;
- medo;
- preocupação excessiva;
- dores no corpo, devido à contração dos músculos;
- formigamento (sobretudo no pescoço, braços e pernas).
Em muitos casos, durante uma crise de ansiedade, a pessoa busca auxílio médico por acreditar que está sofrendo com outra doença, por exemplo, um infarto. Então, após realizar os exames adequados, o médico não consegue identificar nenhuma alteração e diagnostica que essa condição é fruto de uma crise de ansiedade.
Quais são as consequências da ansiedade?
A ansiedade pode se tornar um transtorno dependendo da intensidade e da frequência dos sintomas, que podem ser físicos e psicológicos. Dessa forma, a crise é considerada uma doença, na qual os indivíduos sofrem com medo e preocupação excessiva, o que acaba interferindo nos seus afazeres cotidianos.
Entre os transtornos de ansiedade mais comuns, podemos apontar o transtorno de pânico, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e as fobias, que representam o medo irracional de situações, seres e objetos, mesmo que o perigo não seja real.
Como melhorar a crise de ansiedade naturalmente?
Para melhorar a crise de ansiedade, é importante que a pessoa faça algumas mudanças em seu estilo de vida. Confira as principais!
1. Prática de atividades físicas
A prática de atividades físicas é uma grande aliada para ajudar na contenção das crises de ansiedade, já que aumenta a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer. Fazer musculação, hidroginástica, natação, dança, corrida, bicicleta ou caminhada pode ajudar a lidar com essa condição. Além de ser bom para a saúde, ajuda a trabalhar a mente, produzindo sensação de bem-estar.
2. Técnicas de respiração
Para minimizar as reações do sistema nervoso, é importante ter o controle da respiração. Isso pode ser feito inspirando e respirando lentamente pelo nariz, com a boa fechada. Ao inspirar, o ideal é expandir o abdômen, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Após, expirar devagar, soltando o ar pela boca. O interessante é que isso pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa prática vai reduzir a taquicardia, a respiração ofegante e o tremor.
É preciso deixar claro que não é tão fácil controlar a respiração na hora da crise, mas, com prática, você vai conseguir se acalmar e agir para que a crise acabe mais rápido.
3. Momentos de lazer
Ter momentos que o livrem do estresse, como viajar, conviver com pessoas queridas, sair com seu animal de estimação, fazer um passeio no parque, entre outros hobbies, é importante para que você consiga viver mais relaxado, ter qualidade de vida e ser menos ansioso.
4. Dieta saudável
Manter uma boa alimentação, rica em frutas, legumes, verduras e cereais, vai contribuir para que você tenha em seu corpo todos os nutrientes necessários. Eles podem atuar diretamente nos neurotransmissores do cérebro, substâncias capazes de desenvolver sensações de bem-estar e evitar o desencadeamento da ansiedade.
5. Interação do corpo com a mente
A ansiedade envolve uma desconexão da realidade, transformando os problemas em situações muito maiores do que elas realmente são. Por esse motivo, buscar a integração do corpo com a mente tem gerado um efeito bastante positivo no controle da ansiedade.
Nesse processo, são incluídas atividades como pilates, meditação, técnicas de mindfulness, yoga etc. Busque prestar atenção na sua respiração e tente se dedicar por completo às atividades realizadas, além de focar no presente, sem querer ser multitarefas.
6. Boas noites de sono
Dificuldades para dormir ou más noites de sono são uma realidade comum para quem tem ansiedade. Contudo, um sono de qualidade é importante para a saúde física e mental, contribuindo para o controle da ansiedade.
Ao buscar manter bons hábitos de sono, você vai conseguir dormir melhor e acordar com aquela sensação de descanso. Para isso, tente colocar em prática alguns aspectos da higiene do sono, por exemplo, fazer refeições leves, não tomar bebidas estimulantes à noite, não mexer no celular ou computador antes de dormir e demais.
7. Foco no presente
Quando sua mente está integralmente focada no momento atual, você adquire capacidade de ação, análise e julgamento, o que é importante para controlar a ansiedade. Do contrário, ao permitir que sua mente passeie de forma aleatória entre passado e futuro, você pode se perder nos pensamentos e ideias, e a crise de ansiedade pode surgir ou piorar.
Agora que você já sabe como melhorar a crise de ansiedade, não espere para colocar as dicas apresentadas em prática e, assim, melhorar a sua saúde, qualidade de vida e bem-estar. Existem vários tipos de sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa, mas, ao aplicar as técnicas adequadas, é possível controlar esse tipo de situação. Outra questão importante é buscar por ajuda especializada. Afinal, com o tratamento adequado, as chances de cura são grandes.
Este artigo foi interessante para você? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ver informações relevantes sobre outros temas! Estamos no Facebook e Instagram!