Talvez você já tenha observado diversas tabelas nutricionais que fazem parte de alguns rótulos de alimentos. Essas informações também estão presentes em poliminerais e polivitamínicos utilizados para suplementar a ausência ou a deficiência de vitaminas no organismo.
Saiba que é importante compreender o significado das letras e números contidos nesse espaço que é utilizado pelos fabricantes. Entender o funcionamento desses dados registrados nos rótulos é fundamental para fazer um planejamento de refeições e para uma vida mais saudável.
Neste post, vamos explicar o que é tabela nutricional, para que ela serve e como pode ser dividida. Além disso, mostraremos como analisar e interpretar as informações de um polivitamínico e de um polimineral. Continue a leitura!
O que é uma tabela nutricional?
A tabela nutricional é um instrumento cuja função é fornecer aos consumidores todas as informações sobre as composições e as propriedades dos produtos. Nela, você vai encontrar uma série de dados, como por exemplo, ingredientes, substâncias, quantidade de açúcar e outros elementos que fazem parte da composição. Portanto, trata-se de um quadro informativo aos consumidores.
A tabela nutricional apresenta a quantidade de proteínas, calorias, carboidratos, cálcio, sódio, fibras, gorduras, suas porções e valores diários recomendados, entre outros componentes. A leitura desse quadro mostra a quantidade do produto que pode ser ingerida com a alimentação, e facilita a escolha de quem está comprando um polimineral ou um polivitamínico, por exemplo.
Como analisar a tabela nutricional de um polivitamínico?
Conhecer o valor nutricional de um suplemento alimentar é relevante para fazer uma dieta equilibrada, com a quantidade ideal de calorias. É possível observá-lo nas embalagens, caixas e pacotes de produtos oriundos das fábricas para evitar os excessos e manter o controle do peso.
Observe a tabela e aprenda a calcular o valor nutricional adequado para o seu organismo antes de utilizar a suplementação. Faça uma lista com o nome das substâncias e suas quantidades, e certifique-se da porção mais indicada para a ingestão. Analise a quantia de nutrientes e energia que há em cada comprimido, cápsula ou líquido.
Como analisar a tabela nutricional de um polimineral?
Para analisar a tabela nutricional de um polimineral, é necessário conferir os minerais que fazem parte da composição, que pode ser em forma de pó, líquido ou pílula. As substâncias podem ser tomadas todos os dias, conforme as necessidades nutricionais indicadas por um nutricionista ou médico, e de acordo com a preferência de cada pessoa.
Faça a leitura integral
Analise a existência de informações nutricionais complementares e preste atenção ao encontrar o termo “alérgicos”. Assegure-se de realizar a leitura da lista integral de ingredientes, tais como a presença de sódio e açúcares.
Avalie eventuais restrições alimentares
Antes de fazer uso de um polimineral, confira se ele realmente é considerado um produto que traz qualidade de vida e auxilia os usuários a se manter saudáveis. Não se deixe enganar pela aparência da embalagem e leia atentamente a tabela e os demais dados do rótulo para ter certeza de que não há vedação em caso de alergias.
Considere a qualidade nutricional
Uma boa dica para a escolha de polivitamínicos e poliminerais é optar por uma composição rica em fibras. As substâncias precisam ter qualidade nutricional para ser realmente benéficas à saúde.
Você pode comparar com outras marcas e produtos similares e evitar aqueles que tiverem elementos artificiais. Dê preferência para os componentes com elevada densidade nutritiva.
Confira a composição
As fórmulas podem ter uma variedade de minerais e vitaminas que são indispensáveis ao funcionamento do organismo e à saúde humana. Elas devem ser administradas se o usuário perceber a deficiência de alguns elementos que ajudam a prevenir doenças, combater infecções, eliminar microrganismos invasores e muito mais.
Veja um exemplo de descrição bastante comum em fórmulas de poliminerais:
Porção de 1 cápsula ou 1 grama – Quantidade por porção %VD(*) – 0% Carboidratos 0g – Valor Energético 0kcal = 0kJ 0% – Vitamina A 600mcg 100% – Vitamina D 5mcg 100% – Manganês 1 mg 43% – Ferro 7 mg 50% – Zinco 7 mg 100% etc.
Contudo, é indicado que o suplemento alimentar seja composto por betacaroteno, ácido ascórbico, acetato de racealfatocoferol, cobre, selênio e óxido de zinco. Isso é relevante para combater os radicais peróxidos e neutralizar os radicais sufenil.
Verifique a quantidade recomendada
Na maioria dos casos, é recomendada a ingestão diária de dois comprimidos ou mais, se for recomendação do nutricionista ou médico, podendo ser administrados uma cápsula no almoço e outra no café da manhã.
Analise as indicações
Antes de começar a consumir um polimineral, analise se ele produz efeitos em caso de convalescença prolongada, melhora a resistência do organismo e previne sinais de falta de minerais e vitaminas em decorrência da idade.
Certifique-se de que é um antioxidante
Procure um polimineral que funcione como antioxidante lipossolúvel, proteja as membranas das células e impeça o avanço dos radicais livres. Além de ter ação antioxidante, em razão da vitamina C, é relevante que atue em conjunto com a vitamina E no combate ao estresse decorrente das rotinas.
É imprescindível encontrar uma composição que seja capaz de proteger os usuários dos poluentes lançados na atmosfera, neutralizando ou eliminando-os, antes que causem lesões na estrutura do DNA. Esse fator impede o desenvolvimento de diversas patologias decorrentes dos radicais livres.
Quais são os polivitamínicos e poliminerais mais indicados?
Os suplementos alimentares fornecem ao usuário minerais e vitaminas essenciais capazes de suprir as suas necessidades específicas. Há componentes que fortalecem os ossos, os dentes e as articulações, enquanto outros, produzem energia para atender ao sistema muscular e favorecer o funcionamento do sistema nervoso.
Existem suplementos alimentares que são formados por elementos específicos, minerais e vitaminas que são administradas em dosagens terapêuticas para destruir os microorganismos invasores responsáveis por atrapalhar o funcionamento do organismo e causar o desenvolvimento de enfermidades.
Por outro lado, alguns polivitamínicos e poliminerais oferecidos no mercado têm em sua composição substâncias que erradicam moléculas formadas pelo organismo, que são prejudiciais à saúde e afetam o bem-estar. Vale a pena fazer uma pesquisa aprofundada antes de investir o seu dinheiro.
Entendeu como calcular a tabela nutricional de um polivitamínico e um polimineral? A suplementação alimentar é indicada pelos profissionais da saúde para prevenir o desenvolvimento de doenças e evitar os tratamentos médicos decorrentes de doenças crônicas. Os nutrientes incluídos nas fórmulas protegem as células, aliviam o estresse decorrente da rotina e evitam danos causados por radicais livres.
Quer obter mais informações sobre temas relacionados? Siga nossas páginas no Instagram, LinkedIn e Facebook e confira as nossas publicações!