Você já acordou para assaltar a geladeira ou simplesmente para ir ao banheiro, mas acabou indo fazer um lanche também? Cuidado! Se essa prática se tornar um hábito recorrente, a sua pressão sanguínea pode ser reduzida. Esse é um dos motivos que explicam por que comer de madrugada faz mal.
Mas calma! A fome noturna, mais especificamente de madrugada, afeta algumas pessoas. Muitas vezes, isso se associa à insônia, obesidade ou alguns problemas emocionais. Contudo, não é porque o problema tem justificativa que ele se torna menos grave.
Como visto, faz mal comer de madrugada. Quer entender o que acontece com o corpo nesse momento, quais as consequências negativas e como evitá-las? Continue a leitura!
Comer de madrugada faz mal?
Conforme mencionado, comer de madrugada faz mal, principalmente se a refeição for mais farta. Isso porque o corpo humano tem horários específicos para ficar mais ativo, descansar e se alimentar, é o chamado ritmo circadiano. Entretanto, a rotina e os hábitos das pessoas podem bagunçar e inverter a ordem dessas necessidades.
Funcionamento dos horários do corpo
Parte dos horários estabelecidos pelo corpo são influenciados pela presença e ausência da luz. Não é à toa que as pessoas são incentivadas a dormir de noite e realizar as atividades do dia. Um dos motivos para isso é que diversos hormônios fundamentais são liberados apenas de noite, como a melatonina.
É como se ela alertasse para o corpo quando a noite surge. A partir disso, o organismo se prepara para o sono. Isso ocorre com a diminuição da temperatura corporal e da pressão arterial, além da digestão mais lenta.
Diante disso, consegue imaginar como o corpo se sente quando, em vez de relaxar, ele acelera a digestão e a absorção de nutrientes? O organismo fica desequilibrado, e isso traz diversas consequências, principalmente se o hábito se tornar recorrente.
O que acontece quando nos alimentamos de madrugada?
Você reparou no tópico anterior que durante a noite o nosso corpo naturalmente fica com a digestão mais lenta. Essa é uma das etapas necessárias para que ele relaxe e adormeça. Muitas pessoas adotam hábitos diferentes e que desrespeitam os horários do organismo.
Conforme mencionado, isso força o intestino a ficar em alerta quando ele deveria desacelerar. Assim, é como se você acordasse uma pessoa agressivamente e precisasse lidar com as consequências do mau-humor dela.
Para isso, não é nem necessário assaltar a geladeira apenas de madrugada. Jantar depois das 19h ou 2 horas antes de dormir pode trazer ainda mais riscos do que uma dieta rica em sal. Afinal, além de agitar o intestino, você também estimula a produção dos hormônios de estresse, cortisol e adrenalina. Eles também deveriam diminuir ao anoitecer.
Quais são as consequências de comer tarde?
Como visto, comer de madrugada faz mal por desequilibrar o organismo e deixá-lo agitado no momento de descanso. Esse desequilíbrio traz inúmeras consequências para a sua saúde. Acompanhe algumas delas!
Desconfortos estomacais
Entre os incômodos mais comuns e primeiros a surgirem entram os desconfortos estomacais. É o caso de azia, cólica intestinal, gases, distensão abdominal e queimação. Isso porque a digestão fica mais lenta de noite e os movimentos peristálticos responsáveis por ela não são suficientes para fazer isso adequadamente.
Insônia
Diante de desconfortos estomacais é natural que você sinta dificuldade para dormir. Junto com isso, o estímulo da produção de hormônios do estresse também atrapalha o sono. Afinal, eles são responsáveis por manter o corpo em alerta.
Outro ponto que explica a dificuldade na hora de dormir é que a alimentação tardia desregula o ritmo circadiano. Isto é, em vez de dormir no horário adequado para o corpo, o indivíduo se mantém acordado. Logo, é comum que ele sinta sono durante o dia e mais disposição para ficar acordado de noite.
Refluxo gastroesofágico
Especialmente se você costuma ‘’assaltar a geladeira’’ de madrugada e em seguida ir deitar, é possível sofrer com refluxo gastroesofágico. Isto é, o alimento tenta retornar do estômago para o esôfago. Isso ocorre porque a lentidão na digestão dificulta a aceitação do volume de comida.
Diante disso, em conjunto com o refluxo, você pode sofrer com outros problemas. É o caso da tosse seca, engasgos, azia, indigestão, dor torácica e até doenças pulmonares. Entre elas, pneumonia, asma e infecções como otite e faringite.
Como evitar comer de madrugada?
Conforme mencionado no início do artigo, existem algumas causas que podem justificar o hábito de comer de madrugada. Ao conhecê-las, fica mais fácil descobrir como evitar essa prática. Confira!
Tenha cuidado com o horário de dormir
Um hábito comum é a troca de horários, em que indivíduos se tornam mais ativos de noite e de dia descansam. É compreensível que algumas profissões precisem lidar com isso, como médicos e seguranças.
Contudo, uma das grandes consequências dessa prática é o desequilíbrio na ingestão alimentar. Se você faz isso por sofrer de insônia, algumas dicas podem ajudar a reverter o quadro, como:
- tomar um banho quente 2 horas antes de dormir;
- evitar exposição à luz durante a noite;
- ficar longe de dispositivos eletrônicos perto do horário de dormir;
- etc.
Controle os problemas emocionais
Além disso, problemas emocionais, como ansiedade e estresse, também se associam à insônia. Consequentemente, pode surgir uma maior vontade de comer de madrugada. Assim, as dicas citadas também são úteis para evitar situações como essas.
Também é válido procurar ajuda psicoterapêutica para um melhor resultado. Afinal, em alguns casos, a insônia e até a vontade de comer de noite podem ter relação com transtornos alimentares.
Coma adequadamente
É permitido e indispensável comer à noite. No entanto, faça isso pelo menos 3 horas antes de dormir. Esse cuidado deve ser redobrado para quem sofre com hipertensão, refluxo, obesidade ou doenças estomacais.
Além disso, evite alimentos muito pesados e gordurosos, como queijos gordos, carne vermelha e cremes. Ainda, café, chá-mate, álcool e refrigerante também devem ser evitados à noite. Priorize refeições leves, com frutas, legumes, verduras e carboidratos simples.
Então, percebeu como e por que comer de madrugada faz mal? Após aprender mais sobre o assunto você pode adotar hábitos mais saudáveis. Eles ajudam na qualidade do sono, na saúde estomacal e no controle de problemas emocionais.
O nosso post foi útil para o seu entendimento sobre o assunto? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que outras pessoas entendam que comer de madrugada faz mal! Aproveite e siga Pasalix no Facebook e Instagram.