O ciclismo é um esporte antigo, e ao longo de sua história passou por diversas evoluções. A bicicleta é seu principal instrumento, mas existem diversas modalidades que podem ser praticadas por quem gosta da vida sobre duas rodas.
As modalidades do ciclismo variam conforme o ambiente (terra, trilha, pistas, estradas etc), conforme o tipo e a mecânica da bicicleta, os aparatos de segurança e a vestimenta. Cada modalidade também exige um treinamento diferenciado e possui seus próprios regulamentos.
O principal objetivo do ciclismo é atingir uma meta no menor tempo possível, seja através de uma corrida, ou apenas provando resistência. Para isso, deve ser utilizada a bicicleta apropriada para cada modalidade, assim como aparatos de segurança que garantam a integridade física dos esportistas.
De um modo geral, existem três grandes modalidades de ciclismo:
SPEED
É o tradicional ciclismo de estrada. É uma modalidade muito comum na Europa, mas que vem ganhando cada vez mais espaço nas estradas brasileiras.
As bikes de speed são feitas para serem velozes, e para isso são leves e não muito confortáveis. Possuem um selim mais alto que o guidão, fazendo com que o ciclista fique inclinado para frente, tudo para ganhar mais velocidade. Não é uma modalidade completamente indicada para iniciantes, já que a postura constantemente inclinada pode causar dores na coluna e pescoço. Caso queira ingressar nesse tipo de esporte, o indicado é fazer trajetos curtos e variar a postura no começo.
Vale lembrar que Speed é um esporte não muito barato, uma bike speed tende a custar mais caro que uma bicicleta comum e exige muita manutenção. Isso sem contar a vestimenta apropriada e os aparatos de segurança, que são indispensáveis.
Em compensação, esse é um esporte que pode ser praticado em qualquer lugar que possua estrada asfaltada ou chão regular e batido, diferentemente de outras modalidades que exigem um ambiente específico para a prática. Além disso, por ser de alta velocidade, faz com que longas distâncias sejam percorridas em curto espaço de tempo e, assim, o ciclista pode explorar diferentes locais.
Outra vantagem é que esse esporte pode ser praticado em grupo, o que favorece relacionamentos interpessoais, porém, possui a desvantagem dos riscos da estrada. O ciclista deve tomar muito cuidado com o trafego de veículos, já que na ausência de uma ciclovia, as bicicletas speed dividem espaço com carros, motocicletas, ônibus e caminhões.
MOUNTAIN BIKE
Bastante difundida no Brasil, é praticado em trilhas, junto à natureza, e se enquadra na característica de esporte de aventuras. A bike para essa modalidade necessita de manutenção constante, por estar sempre em contato com um terreno irregular, subidas e descidas íngremes e com impacto.
É uma modalidade que possui diversas competições, muitas trilhas e muitos grupos de MTBikers e, com isso, o iniciante tem o auxílio dos membros desses grupos, além de poder contar com diversos níveis de dificuldade de trilhas para praticar. O contato com a natureza é o ponto forte, porém essas áreas são mais afastadas das grandes cidades, e o esportista necessita transportar a bicicleta até o local adequado.
Também existe a bicicleta apropriada para esse esporte, que é normalmente mais resistente e requer um bom sistema de amortecimento. Não se incomode se a bike estiver constantemente em um mau estado de conservação, ou suja de terra, é uma característica comum aos praticantes desse esporte.
Os aparatos de segurança dos ciclistas também são importantes: capacetes, cotoveleiras e joelheiras protegem o corpo caso ocorram quedas, que são comuns devido às condições do terreno.
CICLISMO RECREATIVO
Essa modalidade é a mais conhecida, e muito praticada como lazer e passeio. Ela pode ser praticada por iniciantes, crianças, idosos, além de poder reunir toda a família.
É um esporte prazeroso, que pode ser realizado nas ruas, parques e ciclovias de sua cidade. Esse esporte não envolve competição e pede uma bicicleta que ofereça mais conforto. Caso seja praticado com frequência regular, é um importante exercício físico e aliado da saúde do corpo e da mente.