A caminhada pode ser um santo remédio para ansiedade, estresse e até mesmo dores crônicas. Isso porque, mais do que qualquer outro exercício de alto impacto, as caminhadas são atividades mais leves e prazerosas, capazes de promover alegria, diminuir as preocupações, acalmar a ansiedade e nos colocar em contato com a natureza.
Esse exercício promove a liberação de endorfinas, hormônios que nos trazem felicidade e relaxamento, e diminuir a produção do cortisol, hormônio do estresse. Mas, para neurocientistas da Universidade de Princeton, os benefícios vão além: o hábito de caminhar pode causar uma mudança positiva significativa no cérebro, ajudando a lidar com desafios diários, como o estresse e as dores.
Os cientistas, a partir de testes em ratos, descobriram que as caminhadas provocam no cérebro “efeitos calmantes”, e isso explica porque a atividade nos deixa mais relaxados e nos faz esquecer das coisas negativas da vida. Além desse ser um ótimo momento para pensar e colocar a mente em ordem.