Cuidar da saúde e bem-estar é a garantia de uma vida longa, independente e com mobilidade. Para isso, cálcio e colágeno, além de outras vitaminas, minerais e proteínas, são essenciais para manter uma musculatura forte para a vida inteira.
Os ossos e músculos são a base de sustentação do nosso corpo, dando mobilidade e protegendo órgãos vitais. Manter uma vida saudável e independente é um projeto a longo prazo, e para ter uma boa resistência, flexibilidade e mobilidade a vida inteira é preciso cuidar da base de sustentação desde cedo.
Existem vários tipos de células musculares no corpo, entretanto, de forma geral, o músculo é constituído por agrupamento de feixes, envolvidos por uma membrana de tecido conjuntivo chamada de epimísio,. O colágeno é um aminoácido que oferece proteção e estrutura para os tecidos, e está presente tanto nos agrupamentos de feixes que compõem o músculo quanto na estrutura óssea.
Os ossos do corpo são formados pelo processo de ossificação, e são compostos por substâncias como colágeno e sais minerais, como potássio, fósforo, e, claro, o cálcio, sendo que 99% deste último está localizado nos ossos, e o restante circula livre pela corrente sanguínea.
Para que serve cálcio com colágeno?
O colágeno é conhecido por formar as estruturas da pele, mas os tipos de colágeno e suas funções vão muito além da prevenção de rugas. É uma proteína naturalmente produzida pelo nosso corpo que é responsável por grande parte das propriedades físicas e da nossa estrutura corporal.
Nos ossos, o colágeno é responsável pela flexibilidade, e faz parte de 25% a 35% da estrutura óssea, sendo o segundo maior composto presente neste tipo de tecido, ficando atrás somente do cálcio, que compõem até 65% da estrutura óssea.
O colágeno também é o principal nutriente que compõe as articulações, formadas por tecido cartilaginoso, e que são essenciais para que o corpo se movimente sem provocar atrito entre os ossos, evitando dores e desgastes ósseos.
As cartilagens são constituídas de fibrilas de colágeno tipo II, de fibras elásticas e de substância fundamental (proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas de adesão- condronectina). As principais funções são: sustentação e flexibilidade.
O colágeno e o cálcio juntos são responsáveis por manter a mobilidade do corpo, possibilitando a realização de atividades cotidianas e exercícios físicos com maior segurança, prevenindo fraquezas momentâneas e fraturas, que podem acabar deixando sequelas pelo resto da vida.
Além disso, são as principais estruturas que compõe os ossos do corpo humano, então para evitar enfraquecimento ósseo e diminuir o risco de fraturas é importante manter um estilo de vida saudável, e se necessário, suplementar cálcio, colágeno e outros minerais, aminoácidos e vitaminas.
Colágeno para os ossos
O colágeno presente na estrutura óssea é responsável por proporcionar flexibilidade e resistência para os ossos. O cálcio sozinho garante a rigidez dos ossos, mas sem o colágeno eles poderiam quebrar facilmente. Sem colágeno o tecido não se calcifica, formando os ossos como conhecemos, pois é através da união da parte mineral e orgânica (hidroxipatia + colágeno) que dá dureza e resistência ao osso.
Além disso, o colágeno participa ativamente da remodelação óssea, um processo fisiológico constante, no qual o tecido ósseo maduro é removido e um novo tecido é formado. Este processo fortalece os ossos, recupera fraturas e mantém sob controle as micro lesões naturais que ocorrem ao longo da vida.
Também é o principal responsável pela cartilagem das articulações, fundamentais para a mobilidade. Articulações como joelhos e quadris tendem a ficar mais desgastadas com o tempo, reduzindo a mobilidade e até independência ao longo da vida, portanto, devem ser fortalecidos para evitar desgaste desnecessário.
Pessoas mais propensas a fraturas ósseas ou desgaste das articulações, como idosos, atletas e pessoas com histórico de doenças ósseas como osteoporose e osteoartrite precisam ficar atentas para a necessidade de suplementação de colágeno e cálcio, tendo em vista uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
Tipos de Colágeno
São 29 tipos de colágeno no corpo, cada um deles com funções diferentes. Alguns tipos podem ser encontrados em mais de um local, mas, geralmente, um único tipo é o principal do tecido. Os principais são os tipos 1, 2, 3 e 4:
Tipo 1: O mais abundante, encontrado principalmente em tendões, pele, ossos e dentes. É composto por fibras grossas, tornando-o mais resistente a tensões.
Tipo 2: Encontrado principalmente em cartilagens localizadas perto de tendões e vértebras, atuando como uma mola e absorvendo o impacto de locais como coluna e joelhos. Interage muito bem com água, agindo como esponja ao absorver a água e depois voltar ao formato normal quando acaba a tensão.
Tipo 3: Presente nos vasos sanguíneos, útero, intestino, fígado e nas artérias, atua na formação de células, sendo importante para o processo de cicatrização e renovação da pele.
Tipo 4: Presente na membrana das células, tem como principal função a sustentação e filtração.
Os outros tipos dividem-se entre as mais diversas partes do corpo, como olhos, coração, rins, músculos, ovários, cérebro, pulmão e demais órgãos.
O ideal é que a ingestão de colágeno e cálcio ocorra de forma natural, através de uma alimentação saudável e equilibrada. Não há contraindicações para quem deseja optar por suplementação de colágeno, mas, assim como a suplementação de cálcio, o ideal é que seja feita através de receita e com acompanhamento médico.
Referências:
Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática – Elisângela Porfírio; Gustavo Bernardes Fanaro : https://www.scielo.br/j/rbgg/a/fk95TfhxB7mPsmqYRDdHH8K/?lang=pt&format=pdf