Você sabe quais são os benefícios do yoga na terceira idade? Trata-se de uma prática que busca a união do corpo com a mente, levando a pessoa ao equilíbrio. Por isso, apresenta uma série de pontos positivos para quem se encontra nessa etapa da vida, em que é importante realizar atividades que possam proporcionar saúde e bem-estar e, ao mesmo tempo, sejam prazerosas para que os praticantes abandonem o sedentarismo.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar como os idosos podem se beneficiar do yoga e como isso pode melhorar a qualidade de vida deles. Continue a sua leitura e acompanhe os 11 benefícios que levantamos sobre essa prática!
1. Reduz o estresse e a ansiedade
A meditação estimulada no yoga faz com que o indivíduo se concentre no presente. Isso ajuda a limpar a mente de problemas relacionados ao passado ou futuro, o que leva a uma sensação de paz interior e equilíbrio emocional para as situações da rotina.
Também, o fato de trabalhar o controle da respiração promove uma maior sensação de relaxamento. Ela pode vir acompanhada por elevação da confiança, otimismo, redução da irritabilidade, melhora da relação com o próximo e demais.
2. Controla a pressão e os batimentos cardíacos
O yoga leva a uma melhora do funcionamento do coração e dos pulmões, tendo em vista que regula o sistema nervoso. Assim, aumenta a circulação do sangue, regula a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Também equilibra o sistema endócrino, o que faz com que os níveis de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, sejam controlados.
3. Ajuda no emagrecimento
Outro benefício do yoga é a perda de peso. Isso ocorre pelo fato de haver um maior controle do estresse e da ansiedade, por exemplo. Com isso, acontece uma redução da vontade de consumir alimentos ricos em gordura e açúcar.
Além disso, pelo fato de gerar a tonificação muscular, ocorre um ganho considerável de massa magra, o que por sua vez favorece o processo de queima de gordura. Contudo, esse efeito pode variar conforme a modalidade de yoga realizada.
4. Melhora o funcionamento pulmonar
Os exercícios respiratórios praticados no yoga influenciam diretamente a melhora do funcionamento pulmonar. Isso porque levam à expansão dos pulmões e ao controle da respiração.
Com o ato de respirar de maneira adequada, os pulmões começam a utilizar sua capacidade completa, evitando e melhorando os problemas respiratórios. Além disso, gera mais condicionamento físico, mas de forma diferente das práticas de exercícios físicos convencionais, como esportes e musculação.
5. Promove o condicionamento físico
As técnicas, exercícios e posturas do yoga podem melhorar o fortalecimento e a resistência dos músculos, de maneira mais ou menos intensa, dependendo do tipo de prática.
Isso contribui para ampliar o desempenho corporal para as atividades físicas e tarefas do dia a dia, além de aumentar a massa magra e deixar o corpo em forma, com a tonificação e definição dos músculos.
6. Alivia as dores corporais
Por meio dos benefícios do yoga, o indivíduo passa a ter maior consciência corporal. Isso quer dizer que ele terá maior percepção da postura, como se sentar, andar, aprender a identificar sinais de tensão muscular, entre outros.
Dessa maneira, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer problema seja solucionado e a estrutura muscular fique relaxada, sem provocar danos às articulações do corpo e da coluna.
Os exercícios de alongamento e postura ainda ajudam na liberação da tensão e proporcionam flexibilidade aos músculos. Com isso, aliviam dores provocadas por hérnia de disco, escoliose, contraturas musculares, fibromialgia e demais. Vale a pena, também, uma consulta ao médico para entender se há necessidade de fazer uma reposição de colágeno.
7. Melhora a qualidade do sono
Além de gerar relaxamento e tranquilidade, o que promove uma boa noite de sono, o yoga estimula a produção de melatonina. Esse é o hormônio responsável por regular o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade.
Com um melhor descanso à noite e o corpo mais relaxado, é possível alcançar mais energia, disposição e produtividade no dia a dia.
8. Fortalece o sistema imunológico
Os exercícios realizados no yoga são responsáveis por ativar alguns comandos no organismo. Isso porque algumas posições são capazes de ativar uma glândula conhecida como timo, que é a responsável pela fabricação de glóbulos brancos.
Com o decorrer do tempo, essa glândula vai se atrofiando e sua função é reduzida. Por meio das posições apropriadas para estimular o timo, o yoga consegue fortalecer o sistema imunológico, além de evitar doenças e infecções comuns na terceira idade.
9. Auxilia na concentração
Outro ponto que deve ser ressaltado é o aumento do foco e o alcance de melhores resultados nas atividades do dia a dia. Como a prática trabalha a questão de estar presente, desafiar os limites e conhecer o corpo, a pessoa passa a entender como se respeitar e agir, logo, ficará mais concentrada para determinado objetivo.
10. Aumenta a flexibilidade
Entre os benefícios do yoga na terceira idade, também está a flexibilidade, afinal, não é uma prática tão fácil de ser realizada. As técnicas e posturas exigem do corpo um comportamento de adaptação, então, a evolução ocorre de maneira gradativa. Sendo assim, em toda aula, é possível melhorar alguns aspectos relacionados à flexibilidade.
11. Gera força e resistência
Além das vantagens já apresentadas, a prática do yoga propicia o aumento da força e da resistência. Isso ocorre pelo fato de que os praticantes precisam aguentar o peso do corpo em algumas técnicas e manter a estrutura adequada para realizar as posições um pouco mais complexas.
Sendo assim, se a pessoa procura não apenas ter mais qualidade de vida e bem-estar mas também melhorar alguns fatores relacionados a resistência e força do corpo, investir nessa prática vai trazer resultados bastantes satisfatórios.
Conseguiu entender os benefícios do yoga na terceira idade? Trata-se de uma prática importante para quem busca manter o equilíbrio do corpo e da mente e, com isso, conquistar mais qualidade de vida.
Então, caso tenha interesse, o ideal é consultar um médico para fazer a avaliação necessária e orientar a respeito da possibilidade de aderir à modalidade e, assim, usufruir de todas as suas vantagens!
Este artigo foi interessante para você? Aproveite sua visita para deixar o seu comentário e compartilhar com a gente a sua opinião sobre o assunto!