Classificada como uma atividade física rítmica, que faz a repetição de um mesmo movimento em sequência, pedalar é um exercício completo, trazendo vários benefícios para a saúde. Afinal, a adesão a esse esporte ajuda a melhorar o trabalho do sistema cardiovascular, respiratório e até a saúde emocional.
Tendo isso em vista, vamos explicar como o ciclismo funciona e quais são os cuidados exigidos para realizar essa atividade física em segurança. Conheça os principais benefícios do ciclismo e saiba como utilizar esse esporte para melhorar a sua performance e o bem-estar. Acompanhe!
Quando surgiu o ciclismo?
Na verdade, a bicicleta já existe desde 1817. Na ocasião, um barão alemão chamado Karl von Drais batizou o seu protótipo de bike de “máquina corredora”. Em alemão, a primeira bike chamava-se laufmaschine. Por ser uma incrível novidade para a época, ela virou notícia. Rapidamente, ganhou a imprensa e ficou conhecida como Draisine, ou velocípede.
Originalmente, a primeira bicicleta foi feita de madeira e funcionava por meio de um impulso dos pés. Assim que a novidade ganhou mercado, os adeptos começaram a usá-la para disputar corridas. Mas os trechos eram pequenos, pois não era nada fácil deslocar uma bike de madeira impulsionando-a com os próprios pés.
De olho na invenção alemã, a Inglaterra deu um passo à frente: aperfeiçoou o protótipo utilizando materiais mais leves. Com isso, ainda no século XIX, o ciclismo ganhou força entre os ingleses e virou modalidade esportiva. A primeira grande prova de ciclismo ocorreu em 1869, mas a estreia da nova modalidade esportiva ocorreu somente nos Jogos Olímpicos na era moderna, em 1896.
Como pedalar em segurança?
Depois da caminhada, essa é uma das modalidades esportivas mais praticadas no mundo. Sozinho ou com os amigos, algumas pedaladas na semana possibilitam desfrutar dos benefícios do ciclismo para a saúde integral.
Além de prevenir doenças, pedalar também favorece a socialização e eleva a autoestima e o bom humor. Ainda, influencia positivamente a estabilidade emocional.
Contudo, os praticantes dessa modalidade devem estar atentos a algumas dicas que ajudam a promover a saúde, sem correr eventuais riscos. Veja quais são:
- utilize roupas e acessórios de cores fortes para facilitar a visualização;
- permita que sua bike seja vista de longe, tanto de dia como de noite;
- respeite as placas de sinalização e obedeça o Código de Trânsito, pois ambos funcionam como proteção para ciclistas;
- informe as mudanças de direção;
- respeite a via e evite ultrapassar pela direita.
Pedalar trabalha quais músculos?
Um dos benefícios do ciclismo é trabalhar, gradativamente, a musculatura. Isso ocorre de maneira intensa e ainda promove o aumento da força muscular e da resistência.
Nos ciclistas, os músculos são muito exigidos para ganhar velocidade. Assim, explicaremos quais são os grupos musculares que são trabalhados nesse processo. Para facilitar o entendimento, observe o que acontece em cada etapa!
Etapa 1
É a fase em que se começa a pedalar. Nessa fase, a necessidade de fazer força, para a frente e para baixo, sobre o pedal, enrijece a musculatura dos quadríceps e das pernas.
Etapa 2
Durante a pedalada, quando o pé se estende até a parte mais baixa do pedal, a perna é forçada a se esticar e, logo após, a fazer a sua retração novamente. Nessa etapa, trabalha-se a musculatura dos isquiotibiais e dos glúteos.
Etapa 3
Na sequência 3, assim que o pé começa a se movimentar, fazendo a elevação sobre o pedal, é necessário puxá-lo para equilibrar a força. Esse trabalho é realizado pela musculatura da coluna vertebral, quadril, pernas e pés.
Etapa 4
Na última fase, o ciclo se completa e todos os músculos envolvidos começam a realizar toda a movimentação novamente. Desse modo, o ciclismo é uma atividade que trabalha, praticamente, todos os músculos do corpo. Entre outras vantagens, isso ajuda a fortalecer a função de órgãos vitais, como o coração e o pulmão.
Como praticar o ciclismo sem prejudicar a saúde?
Elencamos algumas ações que merecem atenção especial para assegurar a prática do ciclismo saudável. Confira:
- faça alongamentos antes de pedalar;
- leve consigo o seu squeeze e algum alimento, caso faça percursos longos;
- avalie qual é o período mais indicado para que o seu corpo possa desfrutar dos benefícios do ciclismo;
- consulte um médico, caso seja diabético, cardiopata, hipertenso ou tenha alguma doença óssea ou articular;
- utilize roupas e calçados confortáveis, capacete e acessórios adequados para essa atividade;
- evite pedalar ao sol ou sob temperaturas muito baixas.
Quais são os 6 principais benefícios do ciclismo?
Listamos algumas razões que justificam a adesão a esse esporte em prol da saúde e do bem-estar. Veja quais são.
1. Promove o emagrecimento
Andar de bike é uma atividade que ajuda a diminuir o peso corporal, já que possibilita uma combinação de exercícios aeróbicos com anaeróbicos. Mas, para obter melhores resultados, o ideal é aliar o ciclismo a uma boa dieta.
2. Tonifica a musculatura
Como já descrito, andar de bicicleta envolve o trabalho de diferentes músculos do corpo. Com isso, o ciclista consegue melhorar bastante a performance de músculos, articulações e ossos.
3. Protege o coração
Pedalar 30 minutos por dia, em média, ajuda bastante a reforçar as funções cardiovasculares e respiratórias e a diminuir o colesterol. Por conseguinte, é possível reduzir bastante o risco de sofrer derrame cerebral, infarto e outros problemas do coração.
4. Aumenta a imunidade
A prática de atividade física regular, como o ciclismo, ajuda a reforçar o sistema imunológico. Ao movimentar o corpo, ocorre um estímulo natural para a criação das células responsáveis pelo combate a infecções e doenças sistêmicas.
5. Regula os níveis de açúcar no sangue
Praticar exercícios regularmente é uma excelente medida para o controle de distúrbios metabólicos, como a diabetes. Isso porque os exercícios ajudam a aumentar a capacidade das células de captar a glicose, o açúcar do sangue.
6. Reduz o estresse e a ansiedade
Por fim, podemos destacar que os benefícios do ciclismo não se limitam apenas ao aspecto físico, mas se estendem para o âmbito mental e emocional. Essa modalidade promove a liberação de hormônios, como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de alegria, bem-estar e prazer em viver.
Como você viu, é possível aproveitar os benefícios do ciclismo de várias maneiras. Inclusive, você pode reforçá-los com alguns exercícios para praticar ao ar livre. Porém, saiba que os efeitos dessas práticas sobre o organismo podem ser percebidos em curto, médio ou longo prazo. O importante é ter em mente que a prática de atividade física ajuda a ter uma vida mais ativa e saudável.
Este artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário e participe de nossas publicações!