Você sabe quais são os benefícios da dança para o corpo? Quando aliada à realização de outras atividades físicas, pode proporcionar ainda mais vantagens. Afinal, movimentar o corpo por meio de um ritmo musical, como samba, zumba, funk, salsa, dança de salão, entre outros, pode contribuir bastante para a prevenção de doenças e para a manutenção do bem-estar.
Sendo assim, elaboramos este conteúdo para que você entenda como a dança pode ser uma grande aliada na sua busca por uma melhor qualidade de vida. Confira!
Melhora e corrige a postura
A dança realiza um trabalho no eixo da coluna vertebral, além de fortalecer o core (que é a região considerada como o centro do corpo, localizada no tórax). Isso gera uma melhora relevante para o alinhamento das vértebras e, consequentemente, para a postura.
Tonifica várias regiões do corpo
Durante a dança, vários músculos do corpo são trabalhados. Sendo assim, membros inferiores, costas e abdômen, por exemplo, são fortalecidos no decorrer das aulas, sendo outra vantagem dessa prática.
Melhora o sistema cardiorrespiratório
Os movimentos realizados durante a dança contribuem para o aumento da frequência cardíaca. Isso ajuda o coração a bombear mais sangue para os músculos e o corpo e, por sua vez, eleva o ritmo da respiração.
Com um nível maior de oxigênio entrando pelo nariz, todas as células do organismo também recebem uma melhor oxigenação, o que contribui para um sistema cardiorrespiratório mais forte e para a prevenção de doenças crônicas, como a hipertensão.
Propicia condicionamento físico
Por meio da dança, o indivíduo trabalha o fortalecimento muscular e melhora o condicionamento físico e aeróbico. Por esse motivo, a atividade é muito indicada para quem está em busca da queima de calorias.
Contudo, é necessário que a prática seja feita de forma regular para que os benefícios da dança para o corpo sejam identificados. Tenha em mente também que manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para que o indivíduo tenha a energia adequada para realizar as aulas. Dessa forma, você vai sentir de maneira rápida os efeitos da dança no seu dia a dia.
Estimula a socialização
Especialmente nas aulas coletivas, os praticantes têm a possibilidade de conhecer todos os membros mais de perto e estabelecer relações de amizade. Por exemplo, existem alguns estilos de dança que fazem com que as pessoas tenham que dançar juntas ou se aproximar, o que estimula a socialização.
Assim, a dança permite que a pessoa se exercite, se divirta e faça novos amigos, gerando mais saúde mental. Então, para quem é tímido, essa pode ser uma ótima chance de construir novas relações.
Diminui o estresse
A dança também pode ser vista como uma excelente terapia, tendo em vista que possibilita que o praticante expresse suas emoções por meio dos movimentos. Ao liberar bloqueios físicos e tensões, o indivíduo minimiza a ansiedade e o estresse de forma considerável, promovendo bem-estar.
Isso faz com que a pessoa se sinta mais feliz, esteja disposta a fazer novas amizades e consiga ter uma interação com o grupo de maneira espontânea e descontraída.
Fortalece os ossos
As células dos ossos têm uma espécie de sensor de movimentos. Dessa forma, quando identificam que o corpo está se movimentando, transmitem um estímulo para o cérebro, que dá o comando para o desenvolvimento de mais massa óssea. Então, a dança consegue ativar esses sensores, o que leva ao fortalecimento dos ossos, bem como à prevenção da osteoporose e dos problemas nas articulações, por exemplo.
Reduz as dores
As dores na coluna, pescoço, músculos, entre outros, são queixas comuns entre pessoas das mais variadas idades. Sendo assim, a dança ajuda no relaxamento dos músculos por meio dos alongamentos, melhora da postura e fortalecimento muscular. A consequência disso é a minimização dos incômodos.
Melhora a memória
Essa prática é fundamental para manter as habilidades cognitivas equilibradas e em correto funcionamento. Isso assegura mais longevidade e fortalece a memória do indivíduo, levando em conta que a mente fica mais ativa quanto identifica que o corpo está executando alguma atividade prazerosa.
Ao seguir o tempo da música, a sincronia e o ritmo, o indivíduo desenvolve saúde física e mental, conquistando um equilíbrio entre ambos. Por causa disso, a dança é recomendada para todas as idades, desde os mais jovens até os mais velhos.
Aumenta a flexibilidade
A dança também aumenta a flexibilidade. Então, por meio da prática, é possível perceber o corpo mais alongado. O praticante também pode notar melhora nas articulações e recuperação mais rápida da musculatura em todas as situações que fazem parte do cotidiano.
Gera qualidade de vida
A maioria das pessoas passam por uma rotina atribulada e estressante. Nesse caso, a dança pode ser uma ótima aliada para acalmar, reduzir as tensões e a ansiedade. Ou seja, é uma experiência mental e física, o que eleva a distribuição de sangue no cérebro e fornece meios para liberar a expressão emocional, além de reduzir o aspecto social do estresse, depressão e solidão.
Ajuda no emagrecimento
Pelo fato da dança melhorar a eficiência do sistema cardiovascular e respiratório, a tonificação dos músculos e a postura corporal, a prática habitual influencia de forma direta no emagrecimento. Isso ocorre porque a dança é considerada uma atividade aeróbica, que ajuda o organismo a queimar calorias.
É preciso salientar que praticamente todos os estilos de dança conseguem trabalhar bem os membros inferiores, como coxas, glúteos e pernas, além de abdômen e membros superiores. Ainda, entre os benefícios da dança para o corpo está o combate à flacidez.
Proporciona equilíbrio
A dança conta com passos que exigem muito equilíbrio, como ficar nas pontas dos pés, se manter na mesma posição por um determinando tempo ou rodar sobre uma perna, por exemplo. Isso colabora com o fortalecimento de grupos musculares que servem de suporte para melhorar o equilíbrio.
Conseguiu entender quais são os benefícios da dança para o corpo? Então, que tal inserir essa prática agora mesmo no seu dia a dia, conquistar bem-estar e qualidade de vida? Basta escolher o estilo que mais combina com você!
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que seus amigos saibam mais sobre o assunto!