A artrite é a ocorrência de inflamação nas articulações, ou seja,“nas juntas”. Essas dores são ocasionadas por um conjunto de alterações decorrentes de lesões causadas na região citada, e que podem ter diversas causas.
Segundo o artigo científico “Artrite reumatoide: uma visão atual”, publicado pela SciELO, cerca de 1% da população mundial possuía artrite no ano de 2011. Isso demonstra o quão presente essa dor é na vida dos indivíduos, além de evidenciar sua gravidade.
Nesse texto de Marjan, iremos te contar algumas curiosidades sobre artrite, como por exemplo, quantos tipos de dores envolvendo esse caso existem, quem está mais propenso a contraí-la, e até mesmo, qual a origem da palavra. Confira!
Curiosidades sobre Artrite
Como já comentamos, é bastante alto o número de pessoas que possuem artrite atualmente. No entanto, apesar de ser uma doença significativamente comum, as pessoas ainda sabem pouco sobre ela, e é isso que tentaremos mudar a seguir.
-
Quantos tipos de artrite existem?
Existem mais de 100 tipos de artrite, se tratando de uma ocorrência bastante diversa, com sintomas bastante heterogêneos. Uma das mais conhecidas é a gota, caracterizada pela elevação do ácido úrico no sangue, a fibromialgia, a artrose e a própria artrite reumatoide.
-
Quais são as causas da artrite?
As causas da artrite reumatoide não são plenamente conhecidas. No entanto, é possível afirmar que a questão genética, mudança hormonais e hábitos ruins, como o tabagismo, são grandes impulsionadores da problemática. Sabe-se também que esta é uma doença autoimune, o que significa que, nesse caso, existe um erro no sistema imunológico que o faz atacar seus próprios tecidos.
-
Quais são os indivíduos mais afetados?
Sua presença é mais frequente em pessoas de maior idade ou maior peso, tendo em vista a maior exigência que as atividades diárias costumam ter das articulações. O mesmo se aplica para pessoas que praticam atividades físicas por longos períodos, especialmente aquelas práticas que envolvem altos volumes de peso.
Além disso, a artrite tem o fator genético envolvido, o que significa que pessoas com histórico da ocorrência na família estão mais propensas a desenvolvê-la no futuro por conta dessa hereditariedade.
-
Como se dá o tratamento da artrite?
Quando falamos da artrite reumatoide, o tratamento baseia-se no uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), drogas antirreumáticas modificadoras do curso da doença, corticosteroides e agentes imunobiológicos.
Além das medidas medicamentosas, existem outras formas de tratamento que são aplicadas em conjunto com os fármacos, como a reeducação do paciente em relação às práticas corporais, além de terapias psico-ocupacionais.
-
A atividade física é recomendada para pessoas com artrite?
Sim, a prática de exercícios pode ser uma grande aliada no tratamento de artrite reumatóide, muito por conta do fortalecimento muscular que ela proporciona ao praticante. No entanto, o acompanhamento médico é indispensável, pois as atividades devem ser adaptadas para os diferentes graus do problema.
-
Qual a origem da artrite?
Sua primeira descrição ocorreu por volta de 1800, na França. Desde então, uma série de estudos vêm sendo elencados sobre a palavra, sendo uma das ocorrências mais estudadas pelos médicos do esporte, em decorrência da quantidade de indivíduos que possuem a dor.
A origem do termo “artrite” consiste na junção de duas palavras da antiga língua grega. O termo “arth”, que significa articulação, e a palavra “ite”, que denota inflamação, são os dois vocábulos que formam a expressão como conhecemos hoje.
-
Existem medidas preventivas que podem ajudar a reduzir o risco de artrite?
Por se tratar de uma doença autoimune, muitos podem cair no erro de achar que não existe tratamento preventivo. Na realidade, existem sim uma série de medidas que podem mitigar os danos que uma possível ocorrência de artrite reumatoide possa vir a causar. Interromper o consumo de cigarro é uma delas, assim como adquirir hábitos que possam evitar a obesidade, como prática de exercícios e alimentação saudável.
-
Como o diagnóstico da artrite é feito?
Não existe um teste exclusivo para identificação desse problema, o que significa que seu diagnóstico é estritamente clínico. Nesse sentido, a conclusão de que o paciente possui artrite reumatoide necessita de uma avaliação física por parte do médico, assim como uma anamnese, entendo quais são os focos da dor do indivíduo e quais os procedimentos para se chegar mais próximo do diagnóstico.
Como pudemos ver, existem uma série de fatores ligados à artrite que não costuma ser comentados. Se você gostou do conteúdo, e gostaria de saber mais sobre saúde, corpo e tratamentos, acesse o blog de Marjan e confira!
Referências:
–https://www.scielo.br/j/jbpml/a/yD9q5TbmKmRhcKZ39rVKF6D/?format=html&lang=pt