Quem sofre com ansiedade sabe que ela não tem hora para chegar e nem sempre manda avisos antes de vir com tudo. No trabalho, então, qualquer situação de sobrecarga pode desencadear uma série de sintomas e simplesmente acabar com a sua produtividade.
Atualmente, mais de 70% dos trabalhadores brasileiros lidam com algum tipo de sequela relacionada ao estresse, o grande desencadeador de doenças modernas, como a ansiedade e a depressão.
Então, se você desconfia que passa por ansiedade no trabalho, está na hora de conhecer os sinais dessa condição e entender de que forma você pode combatê-los. Fique de olho!
O que causa ansiedade no trabalho?
Vários fatores podem desencadear a ansiedade no ambiente de trabalho, mas o mais comum entre eles é o estresse, que pode ocasionar sérios prejuízos ao desempenho dos funcionários, assim como afetar seriamente a sua satisfação e o seu comprometimento.
Então, confira algumas situações que costumam provocar essa sensação e observe como o seu corpo e a sua mente reagem quando elas acontecem com você!
Jornadas muito longas
Se você tem hora para chegar na empresa, mas não tem hora para sair, isso pode ser um problema para a sua saúde mental. Em geral, gostamos de nos programar e dividir nosso tempo entre obrigações e lazer. E, quando você não consegue fazer isso, sua satisfação vai decaindo e a sua mente vai ficando cansada, já que o trabalho excede a jornada combinada com a empresa.
Excesso de responsabilidades
Um grande número de responsabilidades dentro da empresa pode gerar ansiedade no trabalho. Às vezes, percebemos que não estamos dando conta de tudo, e isso, além de nos sobrecarregar, ainda provoca uma sensação de culpa ou de incompetência. Com o tempo, ficamos ansiosos e agitados por acharmos que o tempo não é suficiente para resolver tudo.
Metas inalcançáveis
Ter metas que são muito maiores do que aquilo que você realmente consegue cumprir também pode provocar ansiedade. Então, em vez de tentar “escalar uma montanha” assustadora, experimente subir um degrau após o outro. Quando perceber, você já estará bem mais próximo do topo.
Pouco tempo para o lazer
Não se esqueça de que uma vida pautada em trabalho e em compromissos não é uma vida aproveitada, mas apenas cumprida. Seu tempo de lazer não deve ser um item no seu checklist para ignorar quando o trabalho tomar muito o seu tempo.
Então, priorize a sua diversão, o tempo que você passa com as pessoas que ama e os momentos fazendo aquilo que gosta.
Ambiente hostil e inseguro
Um ambiente com uma comunicação hostil ou com chefes que estão sempre ameaçando, julgando e cobrando pode se transformar em um gatilho para a ansiedade. Então, em alguns casos, você simplesmente não poderá mudar todo o ecossistema à sua volta, apenas sair dele.
Quais são os sinais da ansiedade no trabalho?
Quer identificar se essas situações que você acabou de ver estão causando ansiedade em você? Então, aqui estão alguns sintomas que não podem ser ignorados:
- Você vive sempre estressado e com uma enorme sensação de peso nos seus ombros;
- Existe uma sensação constante de que algo muito ruim está prestes a acontecer no seu emprego, mesmo sem motivos;
- Você se sente agitado e com uma preocupação excessiva, mas não consegue realizar nenhuma demanda;
- Seu peito parece acelerar do nada, e você se percebe com palpitações, mãos suadas ou respiração agitada no escritório;
- Apesar de estar sempre acelerado, você não consegue produzir e cumprir com as suas obrigações.
Ainda que pareça um pouco contraditório, saiba que a ansiedade pode colocá-lo em um estado de tanta preocupação que você simplesmente não consegue focar no aqui e no agora para fazer suas coisas. Em vez disso, fica repassando mentalmente tudo o que precisaria fazer, enquanto o tempo passa sem que você termine (quase) nada.
Como controlar a ansiedade no trabalho?
Se você chegou à conclusão de que realmente está sofrendo de ansiedade no trabalho, está na hora de conferir algumas dicas e técnicas para tentar superar esse mal sem prejudicar a si mesmo ou à empresa. Vamos lá?
Mindfulness
A primeira dica é essa técnica de meditação relativamente simples, que vai exigir um pouco de esforço no início, mas que depois pode servir como uma pílula rápida para acalmar você. O mindfulness pode ser praticado ao se sentar numa posição confortável em que você possa fechar os seus olhos e tirar alguns instantes para respirar bem fundo e relaxar.
Após inspirar e expirar com o máximo de calma que conseguir, comece a prestar atenção ao ambiente à sua volta. Note como está a temperatura que toca a sua pele, a sensação do tecido da roupa no corpo, ouça os sons emitidos pelas pessoas, escute os carros que passam na rua, sinta se há algum cheiro no ar… Isso vai colocá-lo em um estado de presença plena, tirando sua mente do futuro e a colocando no presente.
Exercícios físicos
Outra dica que pode ser muito útil, apesar de simples, é: pratique exercícios físicos regularmente. Não importa qual, apenas comece. Inscreva-se na academia do seu bairro, matricule-se nas aulas de judô, comece a natação ou vá jogar bola com os amigos.
Se mesmo assim a ansiedade persistir, converse com o seu chefe para sair do escritório por uns 10 minutos. Do lado de fora, respire um pouco de ar fresco e faça uma caminhada curta, observe a movimentação da rua e desligue sua cabeça do trabalho. Isso vai ajudar a gastar um pouco de energia e a revigorar sua disposição.
Officeless
Dependendo do nível de ansiedade, talvez a melhor alternativa seja conversar com o seu chefe sobre a possibilidade de você trabalhar fora do escritório, seja em um café, na sua própria casa ou na biblioteca pública da cidade. Isso é conhecido como um trabalho officeless.
Desse modo, você garante a ele um bom desempenho ao longo do tempo, ganha mais fôlego para lidar com o trabalho sem ansiedade e até avança em questões complexas que estava tentando resolver. Mostre que isso pode ser positivo para a empresa também.
E aqui vai uma dica bônus: considere aderir ao uso de um fitoterápico, como o Pasalix, que é um produto natural, com efeito calmante e relaxante. Ele vai ajudar a diminuir a tensão provocada pela ansiedade, a lidar com o estresse e até a ter noites de sono melhores.
Se você quer saber ainda mais sobre como combater a ansiedade no trabalho, não deixe de conferir mais um de nossos posts, em que mostramos 8 técnicas de respiração que ajudam a controlar a ansiedade.