Ansiedade nada mais é do que o medo projetado para o futuro, sentimento que anda lado a lado com depressão e outras perturbações da mente. Quando esse estado de vigilância associado à ansiedade se torna permanente e desadequado à situação, ele pode causar muito desconforto e afetar o bem-estar e a possibilidade de termos uma vida feliz.
Com essas e outras manifestações, a ansiedade têm impacto direto em nossa autoestima, e vice-versa, isso por conta da relação que desenvolvemos com o nosso mundo interno e externo.
Os pensamentos negativos e catastróficos podem ser desencadeados por insegurança transmitida pelos cuidadores e/ou desenvolvida com base em traumas ou privações na infância. A preocupação exagerada com o que ainda não aconteceu é uma clara demonstração de insegurança e falta de confiança em si e nas suas capacidades para lidar com as situações da vida.
Uma pessoa que esteja bem consigo e que possua capacidade para lidar com o que lhe acontece, vai ter mais controle dos seus sentimentos e ansiedade. Os pensamentos negativos, crenças, falta de confiança em si e no futuro, minam a autoestima, sendo fundamental elevar a autoestima para minimizar o comportamento ansioso.
Como lidar melhor com ansiedade e baixa auto-estima?
– Evitar pensamentos limitadores e desafiá-los, agindo para desconfirmá-los.
– Agradecer a si mesmo
– Dar valor às suas necessidades e desejos e não depender de ninguém para as supri-los
– Não alimentar o fracasso e inercia mas olhar para tudo o que já conseguiu e orgulhar-se
– Alimentar a sua vida com experiencias aliciantes, por exemplo, envolvendo-se em novos projetos, workshops, novas experiencias.
– Traçar objetivos e esforçar-se
– Libertar-se do peso do passado, respeitando o seu percurso e processo de desenvolvimento pessoal.