O alongamento promove o estiramento das fibras musculares tornando o praticante mais ágil e mais flexível. São inúmeros os benefícios, entre eles o relaxamento do corpo e da mente.
Os alongamentos reduzem a tensão muscular, proporcionam maior consciência corporal, deixam os movimentos mais soltos e leves, ativam a circulação e preparam o corpo para a prática de atividades físicas. Mas é por conta de sua capacidade de relaxamento que é uma ótima atividade que pode ser feita antes de dormir.
Ao alongar, a respiração é fundamental para promover o relaxamento muscular. É a respiração quem dá ritmo ao exercício, e deve ser lenta e profunda. O alongamento demanda regularidade e relaxamento, e o lado bom, é que além de promover um sono de mais qualidade, ajuda para um despertar mais disposto e flexível!
É de extrema importância aprender a forma correta de executar os alongamentos, para potencializar resultados e evitar lesões. O mais importante é que os limites do corpo sejam respeitados e que os movimentos sejam realizados lentamente, sempre observando a boa postura.