A cartilagem é essencial no nosso corpo, pois é quem recebe todo o impacto sofrido pelas articulações. Seu desgaste causa dores e, ao longo do tempo, fatores como o sobrepeso, idade avançada, ou a prática habitual de exercício físico pode trazer consequências sérias para as articulações que ficam sobrecarregadas.
Por isso é tão importe cuidar do tecido cartilaginoso do organismo, e o cobre pode ser um aliado nesse quesito. O cobre é um oligoelemento que ajuda a regenerar o tecido, um mineral presente especialmente no fígado, no cérebro, no coração, nos rins e no músculo esquelético. Além disso, participa da execução de funções vitais, como na produção de ossos e tecido conectivo, formação de colágeno, aumenta a absorção de ferro, estimula a produção de energia e colabora na produção de melanina.
Sua deficiência pode ocasionar osteoporose, dor nas articulações e anemia, entre outros problemas. Porém, sua suplementação se dá na escolha de alimentos ricos nesta substância – as maiores fontes de cobre são os crustáceos (especialmente a ostra e o caranguejo), o fígado, os cereais, as nozes, os legumes e o chocolate amargo. Mas também se pode encontrar o cobre nas batatas, ervilhas, carne vermelha, cogumelos e em algumas frutas, como o coco, a papaia, a uva e a maçã.