Com certeza, você já ouviu falar sobre a importância que uma alimentação balanceada e que a escolha de opções mais saudáveis têm para a manutenção do bem-estar humano nos mais diversos aspectos. No entanto, você realmente compreende o tamanho impacto desses fatores no fortalecimento do seu sistema imune?
Em termos simples, a imunidade é a forma como nós nos referimos à capacidade que o nosso corpo tem de defesa diante de invasores — por exemplo, fungos, bactérias e vírus causadores de enfermidades. Nesse sentido, quando há uma queda do sistema imunológico, nós nos tornamos expressivamente mais propensos a enfrentar infecções de maior ou menor gravidade e outros quadros clínicos comuns, como gripes.
Pensando nisso, neste conteúdo, vamos justamente explicar essa relação que existe entre uma dieta bem balanceada e uma boa imunidade, além de listar alguns alimentos que são excelentes aliados nesse sentido. Continue a leitura e fique por dentro!
Qual é a relação que existe entre uma alimentação balanceada e o sistema imune?
Como dito, é muito comum que, ao pensarmos na necessidade de reforçar a nossa imunidade, cogitemos de imediato dar aquela “turbinada” na alimentação. Mas qual é, de fato, a razão por trás dessa associação natural que fazemos?
O que acontece é que os sais minerais e as vitaminas que são encontrados nos mais diversos tipos de alimentos têm um papel fundamental tanto para equilibrar quanto para preservar a saúde do organismo humano.
É claro, porém, que é preciso compreender que manter bons hábitos — não apenas em se tratando da alimentação, mas, por exemplo, abarcando boas noites de sono, exercícios físicos praticados com regularidade etc. — não necessariamente nos tornará “imunes” a qualquer doença. Contudo, se estivermos com a nossa capacidade de defesa “em dia”, estaremos, sim, mais protegidos.
Por essa razão, se, até aqui, a adoção de uma dieta saudável não era uma preocupação, é chegado o momento de mudar isso e, para ajudá-lo, nós preparamos uma seleção com diversos alimentos saudáveis que podem — e devem, na verdade — ser incluídos na sua alimentação. Vamos conferir?!
Quais alimentos devem ser inseridos na rotina alimentar e ingeridos de maneira regular para elevar a imunidade?
Iogurte natural
Altamente rico em lactobacilos que têm propriedades probióticas, o iogurte natural não somente é um grande aliado no controle do peso, mas também é capaz de melhorar a flora intestinal e tornar o sistema imune fortalecido.
Frutas cítricas
As frutas cítricas apresentam boas quantidades de fibras e de vitamina C, o que as torna excelentes opções para manter o organismo humano bem mais resistente a possíveis infecções. Isso acontece porque elas não apenas elevam a imunidade, mas também aumentam as propriedades anti-inflamatórias do corpo, por consequência, reforçando as nossas defesas. Bons exemplos são o limão, a laranja, o kiwi e o morango.
Batata-doce
Rica em compostos antioxidantes, como a vitamina A e a vitamina C, a batata-doce pode auxiliar a desenvolver e fortalecer o sistema imunológico humano. Inclusive, há quem diga que a primeira tem, inclusive, uma espécie de efeito “terapêutico” no tratamento de inúmeras enfermidades infecciosas e que, por essa razão, é tão recomendável inserir alimentos que a contêm na rotina alimentar.
Sementes de girassol
As sementes de girassol são conhecidas por terem antioxidantes bastante potentes, auxiliando na proteção das células do corpo contra radicais livres, radiações e substâncias tóxicas. Como um “plus”, elas também são muito ricas em zinco, que é um mineral de grande importância para o bom funcionamento das defesas do corpo.
Linhaça
Muito provavelmente, você já ouviu falar acerca dos incontáveis benefícios do consumo regular da linhaça, seja da versão em óleo, seja da própria semente. Fato é que ela eleva a capacidade defensiva do nosso organismo porque é um alimento altamente rico em fibras, lignanas e ômega 3, que não apenas “ativam”, mas são capazes de estimular as células do sistema imunológico humano, desempenhando o papel de um anti-inflamatório.
Você pode inseri-la na dieta ao utilizá-la na preparação de bolos, por exemplo, de pães e de vitaminas. Uma alternativa igualmente interessante é acrescentá-la a saladas e iogurtes.
Alho
Com certeza uma das opções mais conhecidas (e comumente utilizadas) da nossa seleção, o alho é capaz de elevar as defesas do organismo porque apresenta um composto sulfurado que se chama alicina. Ela exerce atividade antimicrobiana no corpo, de modo a inibir tanto o crescimento quanto a proliferação de fungos, vírus e bactérias.
Gengibre
Mais um alimento responsável por fortalecer o sistema imunológico, o gengibre contribui bastante para a defesa do organismo, já que tem vitamina C, vitamina B6 e uma incrível ação antibacteriana. Uma boa recomendação é ingeri-lo em chás, sucos e na forma de tempero em alimentos salgados.
Quando a suplementação passa a ser interessante?
Não é incomum que, ainda que se procure manter uma alimentação balanceada e saudável, algumas pessoas — tanto por não abandonarem algumas práticas habituais nocivas quanto por terem condições de saúde que fragilizam o sistema imune — sejam orientadas por um profissional da saúde a optarem pela suplementação para suprir a carência do organismo de determinados compostos.
Esse é o caso de indivíduos que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas com alta frequência, de idosos, de atletas etc.
Nesse caso, de forma complementar, é recomendável passar a fazer a reposição suplementar vitamínica, o que, para alguns indivíduos, significa passar a ter uma qualidade de vida maior e uma melhor saúde. Contudo, lembre-se sempre de que é importante que a indicação seja feita por médicos ou nutricionistas, por exemplo, após exames mais específicos que identificarão quais são as suas reais necessidades.
Como você pôde ver, quando o objetivo é aumentar a capacidade de defesa do organismo, é fundamental adotar uma alimentação balanceada, que entregue os minerais e as vitaminas de que o corpo humano precisa para o seu adequado funcionamento. Entretanto, diante de determinadas circunstâncias, para garantir que tenhamos acesso às dosagens necessárias dos nutrientes que manterão a nossa boa saúde, pode ser interessante complementar os bons hábitos com a suplementação, sempre individualizada e prescrita por um profissional.
Este post foi útil? Então, para não perder as nossas próximas publicações, aproveite a visita ao blog e curta a nossa página do Facebook!