Que tomar bastante água é importante para saúde, isso não há dúvidas!
Porém um cuidado especial com a hidratação antes, durante e após a prática de exercícios é imprescindível, já que nesse momento a perda de líquidos e minerais através do suor é muito grande.
Sendo a água o maior componente do corpo humano, representando cerca de até 70% do seu volume, é ela também a responsável pela regulação da temperatura corporal.
Durante a prática de exercícios, a taxa de transpiração é altamente variada, e oscila em torno de 1 e 2 litros por hora de exercício, dependendo da intensidade. Portanto a água deve ser reposta com frequência.
A desidratação pode causar uma série de alterações, como diminuição da concentração do sangue, aumento da frequência cardíaca, aumento da temperatura, da respiração, dificuldades na circulação, formigamento, entre outros. Quando a perda de água por desidratação ultrapassa 7%, há uma perigosa elevação na temperatura, que traz como consequência o aquecimento de alguns tecidos e choque térmico.
Para se hidratar:
– Antes dos exercícios faça ingestão adequada de água nas 24h anteriores e 500ml de água ou isotônico 2h antes do exercício ou prova;
– Durante o exercício ingerir água ou isotônico a cada 20 minutos.
– Após os exercícios hidratar-se com bebida isotônica e fazer uma refeição rica em carboidratos.