Você está em busca de uma vida mais saudável? Não aguenta mais pegar resfriados e gripes por causa da imunidade baixa e precisa fortalecer o seu sistema imunológico? Conhece a importância de manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, mas não sabe por onde começar?
Calma! Assim como você, muitas pessoas estão na mesma luta. Para ajudar nesse desafio, selecionamos alguns alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes. Eles contribuem com o bom funcionamento do nosso corpo, além de prevenirem o surgimento do envelhecimento precoce e de diversas doenças que se aproveitam da fragilidade do sistema imunológico para atacar o organismo.
Confira nossa lista e descubra também como inserir esses alimentos na sua dieta de forma fácil, prática e natural.
1. Gengibre
Essa planta herbácea é considerada um remédio natural. O gengibre é usado para prevenir e tratar resfriados, gripes e doenças respiratórias, tipo a bronquite, amenizando os seus sintomas indesejados, como tosse, rouquidão, coriza e dor de garganta.
Além disso, ele é um ótimo aliado daqueles que buscam perder peso e ganhar massa muscular, pois apresenta poder termogênico que acelera o metabolismo e auxilia na queima calórica.
Outros grandes benefícios proporcionados pelo gengibre são oferecer ação antifúngica, ajudar no tratamento de infecção urinária, prevenir a trombose, apresentar efeito analgésico e antipirético e auxiliar na remoção de impurezas da pele.
Para inseri-lo no seu dia a dia, é fácil! A forma mais popular de consumir o gengibre é em chá. Basta descascar um pedaço de aproximadamente 5 cm, cortá-lo em rodelas, inserir em um recipiente com 1 xícara e meia de água e deixar ferver. Ao esfriar, é só tomar.
Mas ele também vai muito bem em receitas de caldos e sopas e como acompanhamento de comida japonesa, na versão marinado.
2. Oleaginosas
São sementes altamente nutritivas como castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes, avelã, pistache, macadâmia, entre outras. O poder antioxidante que oferecem ajudam a proteger as células do estresse oxidativo, diminuem o colesterol ruim LDL, auxiliam na perda de peso, previnem infarto, derrame e diabetes do tipo 2.
As sementes são ótimas alternativas para comer nos lanches da manhã e da tarde, estão presentes em diversas barrinhas de cereais e também combinam bastante com receitas de sobremesas. Mas vale lembrar, não abuse dos doces!
3. Peixes
A carne dos peixes, além de garantir leveza e sabor às refeições, contribui bastante para a manutenção da saúde. Ricos em ômega 3, eles apresentam ação anti-inflamatória, exercendo um papel fundamental na prevenção ou tratamento de doenças cardíacas e intestinais.
Além disso, seus nutrientes agem contra doenças autoimunes, como artrite, reumatismo, lúpus, psoríase, colite ulcerativa e esclerose múltipla.
Para desfrutar de tantos benefícios, peixes como salmão, atum, tilápia, porquinho, cação, entre outros, devem ser consumidos ao menos uma vez na semana e podem ser preparados de diversas maneiras: assados, grelhados, ensopados. Vale destacar que a fritura traz diversos malefícios à saúde e deve ser evitada.
4. Folhas verdes
As verduras como alface, espinafre, couve, rúcula, agrião, entre outras, melhoram a memória, ajudam o sistema digestivo a funcionar perfeitamente bem, previnem alergias, pedra nos rins, anemias e doenças coronárias.
Práticas para serem inseridas nas refeições, basta lavá-las bem e usá-las como saladas cruas. Também podem ser cozidas e refogadas, inseridas em caldos, sopas e molhos. Para quem ama folhas verdes, vale a pena investir em uma horta caseira, para poder consumi-las livre de agrotóxicos.
5. Frutas cítricas
Laranja, mexerica, limão, acerola, tamarindo, entre outras frutas cítricas, são ricas em Vitamina C e podem ser consideradas poderosos alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes. Como a Vitamina C combate os radicais livres, ela evita a queda de cabelo, fortalece as unhas e rejuvenesce a pele.
Outros benefícios proporcionados por elas são, aumento da capacidade de proteção do corpo, prevenindo gripes e resfriados. Também auxiliam no controle do colesterol e das triglicérides, assim como beneficiam o sistema cardiovascular.
A melhor maneira de usar as frutas na alimentação é comê-las in natura, mas o suco e as vitaminas, quando feitos na hora do consumo, também oferecerem grande carga de nutrientes. E o limão, um caso à parte, é um ótimo tempero para salada e carnes.
6. Linhaça
A linhaça é outra opção altamente nutritiva que favorece o funcionamento do intestino, auxilia no emagrecimento, contribui com a saúde do coração e previne a diabetes.
Seus efeitos anti-inflamatórios também minimizam os sintomas das doenças do trato urinário, como a cistite, doenças respiratórias, como asma e bronquite.
Bastante versátil, a linhaça pode ser usada salpicada sobre o arroz e o feijão, em vitaminas, pães, barrinhas de cereais e saladas.
7. Semente de abóbora
Rica em antioxidantes, ômega-3, gorduras boas, fibras e minerais como o magnésio e o ferro, a semente de abóbora é mais um poderoso alimento anti-inflamatório e antioxidante.
Ela pode ser consumida naturalmente, salpicadas junto às saladas de folhas e de frutas, em receitas de pães e barrinhas de cereais.
8. Aveia
Uma das fontes de fibras mais popular, além de ajudar o intestino a funcionar bem, a aveia auxilia a reduzir o colesterol ruim. Também controla os níveis de açúcar no sangue, ajuda na perda de peso, fortalece o sistema imunológico, os ossos e controla a pressão arterial.
Ela pode ser usada no preparo de pães, bolos, vitaminas, omeletes, junto com frutas ou leite. Uma opção fácil, que não requer dotes culinários e facilita a ingestão de alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes no dia a dia.
Ao inserir esses alimentos em sua alimentação, é possível se beneficiar de todos esses nutrientes. Porém, se você apresenta baixos níveis de vitaminas e minerais, é preciso procurar um médico para avaliar as causas. Sob a supervisão desse profissional, é possível iniciar o uso de suplementos polivitamínicos e poliminerais, que vão ajudar a complementar a dieta e regularizar essa deficiência.
Chegamos ao fim da lista! Agora que você já conhece os 8 mais potentes alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes e também já sabe o que fazer caso tenha carência muito acentuada de algum nutriente, esperamos que esteja preparado para inseri-los em suas refeições e que os hábitos saudáveis virem rotina.
O resultado logo poderá ser percebido. Sua saúde estará fortalecida, você passará a ter mais disposição, bom humor, uma pele rejuvenescida, firme e viçosa e a qualidade de vida que sempre quis para trabalhar, cuidar da família e se divertir.
Quer saber mais sobre os benefícios dos alimentos para a saúde do corpo? Então, você também precisa conferir nossas dicas práticas para começar e manter uma alimentação saudável.