Obesidade, diabetes, pressão alta… Esses são apenas alguns riscos de não investir em uma alimentação saudável. Tais problemas podem prejudicar a vida das pessoas a qualquer momento. Por exemplo, um corte na pele para o diabético deve ser tratado com atenção e convenhamos, quem é que gosta de viver assim?
Se você está aqui, significa que se preocupa com a própria saúde e que, no mínimo, quer ter uma alimentação balanceada para melhorar a sua qualidade de vida e ter mais disposição no seu dia-a-dia, acertamos?
Pois bem, para incentivar você a não desistir no meio do caminho, separamos 5 benefícios que só uma alimentação saudável pode proporcionar. Continue a leitura até o final para entender mais sobre o assunto.
1. Reduz os riscos de doenças crônicas
De acordo com estudos científicos, um dos principais fatores do desenvolvimento de doenças crônicas é a má alimentação. Como exemplo dessas enfermidades, podemos citar as doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo o câncer.
Além disso, o alto consumo de alimentos com muito sódio, açúcar e de industrializados aumenta as chances de desenvolver hipertensão arterial, sobrepeso e hipercolesterolemia.
Vale destacar que, para evitar o surgimento de doenças crônicas, além de uma alimentação saudável, você precisa realizar exames e consultas médicas de rotina, a fim de fazer um acompanhamento adequado com o especialista evite ao máximo dietas milagrosas e automedicações, pois isso só vai piorar o seu quadro de saúde.
2. Aumenta a disposição
Você teve uma boa noite de sono, mas ainda se sente cansado? O final de semana não tem sido suficiente para recarregar as energias? Essa falta de disposição pode estar ligada à falta de uma alimentação saudável, sabia?
Alimentos saudáveis ajudam o metabolismo a funcionar melhor, o que faz com que seu nível de disposição aumente, mantendo os níveis de energia necessários para você realizar as suas atividades do dia a dia.
É claro que nem todos os dias são os mesmos e, às vezes, é normal se sentir indisposto. O que merece atenção é quando esses dias em que você se sente muito cansado se tornam frequentes, prejudicando até mesmo sua produtividade no trabalho.
No entanto, é importante que você tenha em mente que hábitos alimentares que não são saudáveis geram sono e cansaço durante o dia, uma vez que o organismo digere aqueles alimentos consumidos de maneira muito lenta. Assim, o corpo demora a processar o que você comeu, com isso, o organismo “rouba” a energia de outras partes do corpo a fim de contribuir para sua digestão.
3. Melhora o sono
Quem é que não gosta de dormir? Ter uma boa noite de sono ajuda você a ter mais energia e bom humor para vencer a rotina e aqui, a alimentação saudável faz toda a diferença! Noites mal dormidas fazem com que a pessoa queira consumir mais alimentos ricos em carboidratos e gorduras, uma vez que eles oferecem uma maior recompensa química ao cérebro à medida que você se alimenta.
Ambos estão diretamente ligados: quanto piores forem as suas escolhas alimentares, piores serão suas noites de sono. Logo, quanto piores forem suas noites, mais o seu corpo sentirá a necessidade de consumir alimentos menos saudáveis.
A partir do momento que você começa a cuidar mais da sua alimentação, consumindo alimentos de baixa densidade calórica e inserindo em sua dieta diária frutas, verduras e legumes, a qualidade do seu sono melhorará, tornando-se reparador e regenerativo.
4. Fortalece o sistema imunológico
Alimentos saudáveis são ricos em nutrientes que favorecem a formação de células de defesa em nosso corpo, fortalecendo, assim, o nosso sistema imunológico. Veja o que alguns nutrientes podem fazer por você:
- Vitamina C: é um importante antioxidante e poderoso aliado na prevenção de resfriados e gripes. Além disso, auxilia na regeneração dos tecidos;
- Vitamina E: auxilia no retardo dos danos que são causados pelos radicais livres, que são responsáveis por enfraquecer o sistema imunológico sem contar que é um excelente aliado na prevenção do envelhecimento celular. A ação dos glóbulos brancos também é estimulada por essa vitamina, aumentando a defesa do nosso corpo contra alergias, doenças e infecções;
- Betacaroteno: potente antioxidante natural, o betacaroteno ajuda a combater os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando os níveis de anticorpos no nosso organismo;
- Selênio: além de ser antioxidante, consumido de forma adequada, esse nutriente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de várias doenças, como disfunções na tireoide, doenças cognitivas e outros;
- Complexo B: as vitaminas presentes no complexo B ajudam a regular a produção de energia e, ainda, contribuem para a boa saúde do sistema nervoso, do intestino, da pele e dos cabelos. Além disso, ele também é responsável por transportar nutrientes e oxigênio no corpo, evitando a sensação de cansaço e o desenvolvimento de anemia;
- Zinco: Zinco ajuda a diminuir e a controlar as infecções, sendo indispensável para o fortalecimento do sistema imunológico.
5. Contribui para a perda de peso
Se tem algo que prejudica a autoestima e a saúde das pessoas é o ganho excessivo de peso. A alimentação saudável contribui para a redução de medidas e, inclusive, afasta o desenvolvimento de condições crônicas, como a obesidade. Além disso, uma pessoa com sobrepeso ou obesa corre mais riscos de desenvolver:
- diabetes mellitus tipo 2;
- problemas no coração;
Nesse sentido, você pode incluir na sua dieta frutas, legumes e alimentos integrais que contam com baixas calorias. À medida que você perde peso, seu corpo passa a ter acesso a outros benefícios, como redução da barriga, melhora no aspecto do cabelo, das unhas e da pele.
Nesse sentido, é importante:
- priorizar alimentos orgânicos e naturais;
- manter o equilíbrio em cada refeição;
- alimentar-se nos horário os marcados;
- fazer um planejamento para emagrecer sem dietas exageradas;
- praticar regularmente exercícios físicos.
Agora que você entendeu a importância de uma alimentação saudável para a sua saúde, é hora de tomar uma decisão e sair desse comodismo. Antes de começar a mudar a sua alimentação, sugerimos que procure um especialista da área de nutrição, para receber as orientações necessárias.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem os benefícios de uma alimentação saudável e a melhorarem sua qualidade de vida!