Seleção do Buzzfeed mostra momentos que restauram a nossa fé na humanidade durante a crise
O mundo vive mais uma grande crise humanitária, resultado de guerras que ainda assolam o Oriente Médio. Países como a Síria enfrentam períodos de ampla violência, embate político e ideológico e a população sofre as consequências dessa guerra: a morte, a fome e o desamparo.
Diante essa tragédia, para as famílias só lhe restam fugir em busca de uma vida mais digna e partem para países mais próximos e estabilizados econômica e politicamente. É assim que milhares de refugiados desembarcam na Europa diariamente, seja por mar ou por terra, em tentativa de avançar por fronteiras seguras, em busca de abrigos para adultos, idosos e crianças.
Muitos ficam pelo caminho. Condições precárias de viagem, barcos superlotados naufragam, multidões caminham com fome e o frio, muitas vezes desesperançosos, pois, ao final da trajetória, encontram as fronteiras europeias fechadas. Nem todos estão dispostos a recebê-los e abriga-los.
Tragédias como essa, muitas vezes nos fazem questionar a nossa fé na humanidade.
Porém, em momentos de desilusão, nos deparamos com inúmeras manifestações de caridade, apoio e solidariedade, situações que mesmo sendo pequenas e através de gestos simples, nos fazem renovar a fé.
O Buzfeed fez uma seleção que reúne 21 belos momentos na crise de refugiados, que você pode conferir abaixo:
1. Quando esse menino se ofereceu para compartilhar seus brinquedos com refugiados que chegavam à estação ferroviária central de Munique.
2. Quando Sandra Tsiligeridu e um grupo de amigos salvaram um refugiado sírio que encontraram perdido no mar perto da ilha grega de Cós. Ele estava agarrado a um colete salva-vidas e ficou à deriva por 13 horas.
3. O policial de Munique que tirou um momento para deixar um garotinho experimentar seu quepe.
4. E o menino que fugiu com o outro.
5. Quando Antonis Deligiorgis decidiu mergulhar e tirar sozinho 20 refugiados sírios da água depois de ver o barco deles bater em rochas pontiagudas e se desintegrar ao largo da costa de Rodes, Grécia.
6. Os US$ 50 mil em doações levantados por este homem sírio em um campo de refugiados palestino depois que ele foi fotografado vendendo canetas para sustentar sua família. Abdul Haleem al-Kader espera usar o dinheiro para levar sua família para a Europa. “Tudo que eu quero é educar meus filhos”, disse Kader ao BuzzFeed News, “mandá-los para a escola e ajudá-los a receber sua educação formal”.
Syrian father selling pens in the streets of #Beirut with his sleeping daughter #Lebanon #Syria pic.twitter.com/KOz4mjW1rd
— Gissur Simonarson CN (@GissiSim) 25 de agosto de 2015
7. Estes húngaros enchendo as rodovias com alimentos.
A photo posted by Eleanor Beardsley (@elbeardsley) on Sep 4, 2015 at 9:48am PDT
8. E fornecendo água para os refugiados que vão a pé para a Áustria.
volunteers lining up water and food by the road. a side of Hungary these refugees and migrants haven’t seen much of pic.twitter.com/aT8B7RqNDi
— Richard Engel (@RichardEngel) 4 de setembro de 2015
9. Os moradores de Oer-Erkenschwick, Alemanha, que se reuniram com faixas para acolher refugiados sírios.
10. Os mais de 25 mil em Viena que tomaram as ruas para deixar o mundo saber que os refugiados são bem-vindos em sua cidade.
More than 25 thousand #people took to the street in #Vienna to say #RefugeesWelcome #Austria #SyrianRefugees #Syria pic.twitter.com/vE2FHdOowm
— SouriaLi Radio (@RadioSouriaLi) 1 de setembro de 2015
11. E os 10 mil australianos que se reuniram em cidades por todo o país, exigindo que seu governo faça mais para ajudar.
12. Quando artistas do mundo inteiro começaram a criar belas e comoventes obras de arte em homenagem a Aylan e Galip Kurdi, os meninos sírios cujas mortes no mar horrorizaram o mundo.
13. Com algumas homenagens acontecendo do outro lado do mundo, como esta parede grafitada em Sorocaba, Brasil.
14. Ou a pessoa na Austrália que publicou um obituário para Aylan Kurdi no Sydney Morning Herald.
15. O momento em que Laith Majid, um pai sírio, foi fotografado derramando lágrimas de alegria quando ele, seu filho e sua filha chegaram à ilha grega de Cós.
16. E esta foto de Majid e sua família tirada três semanas depois em um acampamento de refugiados em Berlim.
17. Quando ativistas alemães e austríacos violaram a lei húngara para montar um comboio de 140 carros para transportar refugiados para a Áustria.
18. Os torcedores de futebol alemães que usaram um jogo como oportunidade para transmitir uma mensagem.
Images from football stadiums in #Germany at this weekend pic.twitter.com/7BKXno9her
— Mark (@markito0171) 29 de agosto de 2015
19. E o maquinista alemão que deixou um voluntário viajar de graça.
Homezuging. Hinter mir sitzt der junge Mann mit dem Caritas-Shirt, der am Bahnhof gerade noch in drei Sprachen Flü…
Posted by Tom Rottenberg on Monday, September 7, 2015
20. Estes refugiados sírios tirando um selfie vitória depois de chegar a uma praia na ilha grega de Cós.
21. E quando esta estação ferroviária alemã decidiu dar refugiados que chegam uma salva de palmas.
Germans at Munich railway station applauding refugees arrive – great atmosphere. pic.twitter.com/oW8Gfc36q8
— jenny hill (@jennyhillBBC) 5 de setembro de 2015