NOTÍCIAS

Esteja por dentro
das últimas notícias da
Marjan Farma

Febre amarela - 11/05/2017

FEBRE AMARELA – Sintomas e Vacinação

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por um mosquito (vetor) chamado Aedes aegypti, que possui dois ciclos epidemiológicos: silvestre (o hospedeiro é o macaco e o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata) e urbano (o hospedeiro é o homem ).

O período de incubação no homem varia de 3 a 6 dias, podendo se estender até 15 dias. A viremia humana dura no máximo 7 dias e vai de 24-48 horas antes do aparecimento dos sintomas até 3 a 5 dias após o início da doença, e é durante esse período que o homem pode infectar os mosquitos transmissores. Nos casos que evoluem para a cura, a infecção confere imunidade duradoura.

Sintomas

O quadro clínico típico caracteriza-se por sintomas de início súbito e inespecíficos como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos, que duram no máximo um a dois dias. Posteriormente inicia-se o período toxêmico , quando reaparece a febre, a diarreia e os vômitos com aspecto de borra de café. Nos casos mais graves instala-se quadro de insuficiência do fígado e dos rins, caracterizado por icterícia (pele amarelada), redução da diurese e sangramentos

Vacinação

Indicado tomar a vacina quem mora em região de endemia ou 10 dias antes para quem se deslocará para região de risco de febre amarela.

Para crianças até 5 anos incompletos, está indicado tomar uma dose da vacina com 9 meses de idade e repetir (como reforço) com 4 anos. Em região de epidemia , alto risco de contrair a doença, tem-se aplicado a primeira dose com 6 meses de idade, uma outra dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos de idade.

Pessoas maiores de 5 anos, que já receberam uma dose da vacina antes de 5 anos, deve tomar uma dose de reforço. Para aqueles que nunca foram vacinado, tomar uma dose da vacina e fazer um reforço após 10 anos .

Aqueles que já tem 2 doses da vacina não precisam tomar mais nenhum reforço.

Para saber mais acesse:

http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/unidades-referencia/febre-amarela-postos-de-vacinacao-certificado-internacional-de-vacinacao

http://sbim.org.br/images/files/novas-recomendacoes-para-a-vacina-febre-amarela-150203a.pdf

Somos uma indústria farmacêutica brasileira com uma história de 55 anos <title> <meta name="description" content="A Marjan tem mais de 40 produtos em diversas classes terapêuticas"> <meta name="keywords" content="farma, caldek2, portal do rh, tudo farma,vitergan, tenflax bula, caldê mag, passiflora bula, vitamina e bula"> <meta name="robots" content="index, follow"> <meta name="revisit-after" content="1 day"> <meta name="language" content="Portuguese"> <meta name="generator" content="N/A"> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"> </head> </body> </html>